Diversos

A Mensagem de Hiago Nolasco

12 de abril de 2017

Publicado por:

A Mensagem de Hiago Nolasco

Faz um tempo que recebi essa mensagem de um adolescente, faz um tempo que ele passeia em meus pensamentos….

“Oi, eu sei que você não quer saber, sei que ninguém quer, só que eu preciso desabafar, eu não aguento mais o tráfico de animais, não aguento ver eles sofrendo, não aguento ver onde uma pessoa chega por dinheiro. Passei um final de semana no sítio da minha tia vendo lindos papagaios do mangue se protegendo da chuva e depois saindo, fiquei lá durante 2 horas parado, sem fazer nada, só observando. Depois que eles se foram eu vi um grupo de tiribas se alimentando e fiquei me perguntando como o ser humano consegue ser assim, tirar eles do lugar que é deles e levar para longe dos pais e da mata. Eu estou realmente triste, desculpa te incomodar, mas eu precisava desabafar um pouco.

Eu cresci no meio de criadores de aves, eu sou um amante apaixonado por psitacídeos, eu cresci onde caça de aves é comum, eu duvido você chegar aqui na cidade e encontrar uma casa sem um pássaro ilegal, todo mundo que eu conheço faz isso, eu por muitos e muitos anos apoiava o tráfico de animais silvestres.

Quando eu tinha 9 anos eu fui nesse mesmo sítio atrás de ninho de papagaio, hoje eu me arrependo de coração ainda bem que na época eu não achei. Tenho aqui comigo trezentos e cinquenta reais, meu sonho é ter um papagaio, eu poderia muito bem pegar esses R$ 350,00 ir para uma feira livre e realizar meu sonho, mas eu prefiro não fazer isso, eu não tenho R$ 3.000,00 para comprar um papagaio de criadouro, eu poderia realizar meu sonho mas prefiro ver eles mais felizes do que eu. ”

Li e reli por muitas vezes essa mensagem, sei do que ele fala, sei do quanto é duro, e mais admirável partir de um adolescente. Sabe, faz um tempo que me pergunto, em que ponto de seu desenvolvimento as pessoas são corrompidas, seus valores são distorcidos. Em que ponto da sua cronologia uma pessoa perde o senso de moral, caráter, amor ao próximo (mesmo quando o próximo é só um passarinho…). Em que ponto perdemos a compaixão e nos deixamos engolir pelo egoísmo, frieza, ambição e crueldade….

Sabe Hiago, eu sei que você grita e acha que ninguém quer saber, porque também grito em desespero e me sinto sozinha, porque muitas vezes parece que os pulmões vão estourar e temos a sensação que ninguém ouve, por mais que nos esforçamos, sentimos que ninguém se importa.

Queria só te dizer que eu quero saber SIM, queria te dizer que tem mais gente com você, que não desista do seu sonho, que milagres acontecem, e que aos poucos essa semente vai brotar, se juntos, todos batalharmos, poderemos garantir para as futuras gerações uma natureza equilibrada, perfeita com bichos gozando do lugar que é seu por direito.

Fundadora do Diário

error: Conteúdo protegido