Saúde

A Pena do Papagaio falou, acreditei, ele tinha mesmo uma bactéria!

18 de agosto de 2016

Publicado por:

A Pena do Papagaio falou, acreditei, ele tinha mesmo uma bactéria!

Foi assim mesmo, quem me contou que havia algo errado com aquele papagaio foram as penas dele, as costas completamente pretas, o azul e amarelo pálidos, definitivamente aquele papagaio não estava bem.

Porém, o vendedor insistia em dizer que a proprietária não se preocupasse, afinal, eram apenas as “Penas de bebê”.

Importante esclarecer que as famosas penas de bebê ou primeiro empenamento significa que as cores são menos vivas que de um papagaio adulto, porém elas não devem ter manchas ou cores diferentes da característica da espécie, como no caso do papagaio, as penas devem ser verdes onde é verde, nada de preto ou amarelo.

 

Recebemos todos os dias diversas fotos e vídeos de aves, quando olhei essa foto, logo me chamou atenção aquelas costas completamente pretas, e o azul e amarelo da fronte apagados, como sempre acontece, chamamos em particular e perguntei se ele estava molhado, a resposta foi negativa, perguntei o que comia, fiz algumas correções na alimentação e pedi a pessoa para procurar o mais rápido possível um médico veterinário especialista em aves.

O Proprietário confiando no estabelecimento onde comprou voltou lá e insistiram que estava tudo normal, eram apenas penas de bebê que na muda sairia. O proprietário ficou tranquilo, mas a conversa ficou martelando como uma pulga na orelha, voltamos a conversar e insisti para que procurasse sem demora o médico.

Sempre digo aqui as pessoas que alteração nas penas podem ser problemas nutricionais ou doença, muitas resistem em levar ao médico e tentam alterar a dieta, o melhor é sempre procurar o médico.

No caso do papagaio da foto, depois de dias, recebo o contato informando que o resultado dos exames saíram e foi positivo para CLAMÍDIA. Um dos sintomas mais comuns dessa doença é a inflamação nos olhos, coisa que esse papagaio não tinha, afinal essa doença afeta muito mais coisas, vamos conhecer um pouco sobre ela:

CLAMIDIOSE

Também conhecida como ornitose, febre dos papagaios ou psitacose, é uma das doenças infecciosas que frequentemente acometem aves e  é transmissível aos seres humanos através do contato direto. Os Papagaios, Calopsitas, Periquitos e Pombos são os mais suscetíveis, porém nenhuma espécie está livre. Os filhotes são especialmente suscetíveis à infecção.

 IMPORTANTE:

  1. Aves infectadas podem ser portadoras crônicas contaminando outras aves, humanos e deixando todo o ambiente contaminado;
  2. Esta bactéria é muito resistente, sobrevivendo vários meses nas fezes e secreções das aves que foram depositadas no ambiente. Para se ter ideia podem sobreviver 6 meses em sujeira de gaiola, mais de 1 mês em alimentos e rações das aves  e em superfícies duras, ou seja, um ambiente limpo é fundamental para prevenção e controle;
  3. A contaminação pode ocorrer por  inalação ou ingestão de poeira;
  4. As aves que se recuperam da infecção ainda podem eliminar a bactéria por várias semanas após o fim dos sinais clínicos, desse modo a higiene é fundamental;

    SINTOMAS

  •  Perda de Peso;
  • Cobertura da plumagem deficiente;
  • Falta de apetite;
  • Diarreia;
  • Infecção no trato digestivo;
  • Secreção nos olhos;
  • Secreção nas narinas;
  • Tremores;
  • Sinusite;
  • Apatia;
  • Desidratação;
  • Fezes amarelo esverdeadas;
  • Em Psitacídeos podem apresentar alterações neurológicas como convulsões e paralisia.

   

Como a doença afeta o trato digestivo, logo compromete a assimilação de nutrientes, enfraquecendo a ave, pode ocasionar problemas hepáticos, e empenamento fraco ou com manchas.

É muito importante que o proprietário saiba as características de um papagaio sadio, para assim conhecer quando um problema está ocorrendo. Reforçamos também que o fato de muitas aves poderem ser somente portadoras sem apresentar os sintomas, tanto outras aves, animais e humanos da casa podem ser contaminados, a clamídia de ave se transmitida para o humano o leva para um quadro de pneumonia e outras complicações neurológicas bem graves.

Manter a visita a seu médico veterinário em dia é muito importante, para a proteção da sua ave e da sua família.

Fundadora do Diário

error: Conteúdo protegido