Saúde

A picada de Abelha pode ser fatal para seu papagaio

18 de julho de 2017

Publicado por:

A picada de Abelha pode ser fatal para seu papagaio

                                                            

Importante dizer que não é comum o ataque de abelhas, porém, uma ou um enxame, se decidirem atacar podem matar seu papagaio. As consequências vão variar dependendo da quantidade da picada, se seu animal é alérgico, em que local foi a picada e o tipo de abelha. O fato de estarem presos em gaiolas ou viveiros piora o quadro já que não conseguem fugir se tornando vítimas fáceis.  Já vimos relatos de criadouros que sofreram ataques e perderam várias aves por este tipo de acidente.

 Reações

 -Inchaço

-Dor

-Vermelhidão

 Picadas Múltiplas podem ocasionar

Inchaço, dor, vermelhidão, mau funcionamento cardíaco e colapso circulatório.

 Aves Alérgicas

-Convulsão

-Vômito

-Coceira

-Diarreia

 

-Dificuldade respiratória

-Morte

 Como agir

 Em caso de picada não tente retirar o ferrão, isso pode acabar injetando o veneno que fica na bolsa. Leve a ave imediatamente a um médico veterinário.

 Como prevenir

 Se observar abelhas no ambiente em que fica sua ave, retire a ave com calma, sem movimentos bruscos ou barulho, eles podem agita-las. Com sua ave em local seguro e protegido, procure pessoa especializada para retirar a colmeia.

 O caso do lourinho do vídeo

 

A tutora foi sensível e rápida no raciocínio, isso salvou a vida do papagaio.

Ela viu o papagaio na árvore como fica de costume, porém ele balançava muito a cabeça e com uma espécie de vômito saindo do bico, logo ela ligou o fato as abelhas que tinha percebido rondando o local mais cedo.

A agilidade de levar imediatamente ao médico veterinário também foi fundamental para salva-lo, já que conforme o vídeo ele já apresentava inchaço, dificuldade em respirar e vômito.

Foi feito o protocolo com medicamentos para cortar o efeito do veneno.

Fundadora do Diário

error: Conteúdo protegido