Criando Psitacídeos

Abandono de Aves

28 de setembro de 2017

Publicado por:

Abandono de Aves

Achamos importante dividir com vocês que pretendem adquirir uma ave, ou que já entraram na fase da empolgação e estão trazendo vários para casa, um pouco da realidade de um Centro de Resgate de Aves, leiam os motivos de abandono e reflitam, o quanto é sério trazer para casa um bicho que vive 80 anos, ao ler vai perceber que na maior parte dos casos, o resulto trágico de aves abandonadas, são fruto de aquisições de impulso, mal planejadas e por motivos fúteis.

 CENTRAL DE ATENDIMENTO DE SALVAMENTO DE PAPAGAIOS

Olá, Somos do resgate de Papagaios. Devido ao grande volume de chamadas que recebemos, ouça atentamente as seguintes opções e escolha a que melhor descreve você ou sua situação:

Pressione 1  Se você tem um papagaio de 50 anos, e você não pode mais arcar com suas despesas, e precisa encontrar uma nova casa para ele imediatamente.

Pressione 2 Se você estiver se mudando para uma nova casa hoje e lá não cabe suas aves e precisa arrumar um lugar para todos.

Pressione 3 Se você tiver alguns papagaios, tem um bebê e quer se livrar de seus papagaios, porque você é a única pessoa no mundo a ter um bebê e papagaios ao mesmo tempo.

Pressione 4 Se você acabou de comprar um lindo cão, tão fofinho, tão divertido e seu velho papagaio está tendo problemas para se ajustar, então você quer se livrar do velho imediatamente.

Pressione 5 Se o seu lindo pássaro tão divertido ficou adulto, e não é mais tão fofinho, agora bica e morde e você prefere arrumar outro.

Pressione 6 Se você quer se livrar do seu papagaio, mas não quer ter nem o trabalho de vir entregar no resgate, quer que além de recebe-lo, vamos também buscar, antes que você o solte na rua.

Pressione 7 Se você resgatou um papagaio abandonado e ferido, ficou os últimos anos com ele, cuidou e alimentou e agora decidiu que ele não é seu e nem sua responsabilidade.

Pressione 8 Se o seu papagaio estiver doente, precisando de auxilio veterinário, porém o único dinheiro que você tem é o que está separado para curtir as férias.

Pressione 9 Se você é idoso e quer adotar um lindo papagaio jovem que não está ativo e que vai sobreviver. (Aqui, se fosse adotado, seria mais um para as estatísticas dos que são adotados e devolvidos).

Pressione 10 Se o seu parente morreu e você não quer cuidar do seu papagaio idoso porque não se adapta ao seu estilo de vida.

Pressione 11 Se você se irritar porque não vamos pegar seu papagaio, que você teve por quinze anos, não quer mais, e acha que é nossa responsabilidade.

Pressione 12 Se você quer ameaçar levar seu papagaio de dez anos para ser deixado para adoção em alguma clínica ou feira de bichos, soltar na natureza ou pretende fazer eutanásia.

Pressione 13 Se você se irritar porque não vamos pegar o papagaio de 22 anos, que sua filha costumava cuidar e agora ela perdeu o interesse e você não quer mais arcar com essa despesa.

Pressione 14 Se você quiser adotar um dos nossos papagaios PERFEITAMENTE treinados, à prova de bombas, para crianças, que temos uma abundância. (Ironia)

Pressione 15 Se você quiser que nós tomemos seu papagaio que tem um leve problema de agressão, ou seja, apenas bicou algumas pessoas e só precisava de alguns pontos para reparar.

Pressione 16 Se você já chamou uma vez, e nos pediu para levar seu papagaio de 30 anos com PBFD (Doença de Bico e Penas) para nos “doar”, e foi dito que não, e você pensou que hoje, teria uma pessoa diferente, desta vez com uma resposta diferente.  

Pressione 17 Se você quiser que usemos um espaço destinado para uma ave em situação crítica e que foi negligenciado, para dar a vaga para seu pássaro pessoal enquanto estiver de férias, gratuitamente, claro.

Pressione 18 Se for o Dia de Natal, virada de Ano, Carnaval e você quer vencer o resgate, insistindo para que fiquemos com sua ave. Vai que o espirito festivo nos faça mudar de ideia, vamos ficar tentando insistentemente né.

Pressione 19 Se você comprou para seus filhos uma cacatua branca, fofa e dócil de presente de aniversário, e agora meses depois, ela feriu dois de seus três filhos e não é mais fofa.

Pressione 20 Se você está mentindo sobre onde veio o papagaio faminto e ferido que apareceu em seu quintal há uma semana. Acho que você não sabe que comunicamos as autoridades.

Pressione 21 Se o seu papagaio que você comprou está bicando e gritando, mas você não está disposto a aceitar a responsabilidade e a treiná-lo para não fazê-lo.

Pressione 22 Se a sua cacatua masculina de três anos de repente decidiu que o seu companheiro (a) é o seu parceiro e você não pode participar da competição, logo lhe afasta e agride.

Pressione 23 Se você acha que temos inúmeras gaiolas de aço inoxidável, dezenas de milhares de reais no banco , e aqui é sua própria casa de aposentadoria pessoal para quando seu papagaio está ficando velho.

Pressione 24 Se você fez “tudo” para tentar treinar seu papagaio e não teve sucesso, mas você não quer ser o cara mal e impor limites para o seu pássaro.

Pressione 25 Se você salvou um papagaio de maus tratos numa loja ou de um traficante de animais e você não pode se dar ao luxo de cuidar dele, alimentá-lo, obter cuidados veterinários, reabilitar e encontrar uma casa você mesmo. *

*Assuma responsabilidade pelos seus atos. Fica a Dica.

Pressione 26 Se precisar de um papagaio imediatamente e não pode esperar, porque hoje é o aniversário de sua filha de 7 anos e você se esqueceu quando ela nasceu ,então não planejou essa adoção.

Pressione 27 Se seus papagaios não combinarem com o seu novo esquema de design de interiores e você precisa de uma cor ou espécie diferente, ou não é a ave da moda.

Pressione 28 Se o seu novo amor não gosta do seu pássaro, e entre se livrar de um novo amor (que não se sabe quanto tempo vai durar), você decidiu se livrar do seu companheiro de penas dos últimos dez anos.

Se chegou até aqui, gostaríamos que fizesse um exercício mental sobre o que é um local abarrotado de aves abandonadas por seus tutores pelos mais diversos motivos. E que pense sobre o seu motivo para o abandono, porque para quem resgata, resta dias e anos difíceis, para curar feridas físicas e a dor psicológica de uma ave que não consegue entender porque foi abandonada.

Sabemos que a vida nos prega peças, que também não temos controle sobre tudo, mas muitas situações podem ser evitadas com estudo da espécie, como esse bicho afeta e se encaixa na nossa vida e muito planejamento antes de decidir trazer um para casa. Ao entrar em uma loja de animais, não estamos “comprando” um objeto, estamos trazendo pra casa uma vida que sente amor, afeição, cria laços, sente medo, frio, sofrem de stress, depressão, saudade, não devemos cultivar algo que não podemos seguir adiante.

Você pode ajudar evitar uma compra impulsa e o sofrimento de uma ave apenas compartilhando.

Fundadora do Diário

error: Conteúdo protegido