Saúde

ACIDENTE COM FRATURA – O QUE FAZER?

27 de novembro de 2016

Publicado por:

ACIDENTE COM FRATURA – O QUE FAZER?

Sabemos o quanto são magníficas nossas aves, proporcionalmente também são delicadas e frágeis, qualquer objeto, gaiola ou material de uso diário deve ser cuidadosamente analisado para minimizar as chances de acidentes.
O QUE É FRATURA?
A fratura é a ruptura dos ossos, ou seja, quando acontece uma perda da continuidade óssea. Após um traumatismo, o osso se divide em dois ou mais fragmentos. A fratura exposta é a mais perigosa. Quando a fratura exposta não é bem tratada pode provocar uma infecção. Uma fratura pode ocorrer quando há incapacidade, dor ou dificuldade em realizar movimentos (total ou parcial). Quando nota-se um inchaço na área atingida, quando a posição do membro atingido não é normal ou quando há traumatismos, pode haver uma fratura. A maioria dos ossos das asas e dos membros inferiores são ocos, portanto quando ocorre uma fratura, os fragmentos ósseos se transformam em fragmentos pontiagudos e afiados. QUALQUER FRATURA EM AVES É CONSIDERADA UMA EMERGÊNCIA e deverá ser reduzida o mais rápido possível, pois quanto mais a ave se movimenta, os fragmentos pontiagudos e afiados entram em contato com: vasos sanguíneos, nervos, ligamentos, músculo e pele, provocando perfurações e lacerações, resultando em uma fratura exposta.
COMO OCORREM?
a maioria das fraturas em aves, ocorrem por causa de torções quando a ave fica presa em algum local da gaiola. Ex. grade da gaiola. Verifique ao adquirir se o espaço da malha é adequado ao tipo de ave que vai colocar, espaços grande para calopsita por exemplo, em caso de queda do poleiro a perna pode entrar todo e causar traumas.
O osso mais comumente fraturado é o Tibiotarso (seria o equivalente á tibia nos mamíferos – nossa “canela”).
O QUE FAZER EM CASO DE SUSPEITA DE FRATURA?
• Nunca tente imobilizar uma fratura em casa , feita de forma inadequada poderá agravar o caso, provocar ou aumentar uma hemorragia levando a ave a óbito;
• Procure imediatamente um médico veterinário;
• Prepare uma gaiola ou caixa de transporte, nunca leve solta no colo ou na mão;
• Ao preparar a gaiola baixe todos os poleiros o máximo que puder, para minimizar a movimentação e diminuir quedas, retire a grade do fundo; Se não possuir gaiola de transporte leve numa caixa de papelão fechada e com furos de ventilação. – Estes cuidados garantem que a ave não se assustará durante o transporte, evitando assim um possível bater de asas e provocar uma piora da situação.
• Nunca passe pomada ou medique a ave sem orientação de um medico veterinário, pois você poderá piorar a situação, sempre importante lembrar que ao dar um medicamento em casa e levar a ave ao médico, muitas vezes impossibilita que seja ministrado outro medicamente que seria necessário pela sobrecarga.
PROCEDIMENTOS PADRÃO EM CASO DE FRATURA

a. Na maioria das fraturas o melhor tratamento será a correção através de cirurgia com colocação de pinos ou placas;
b. Dependendo do tipo de fratura, o uso de bandagem poderá não ser eficaz, principalmente se não for realizado por um profissional experiente;
c. Em casos ou suspeitas de fratura, a realização de radiografia é OBRIGATÓRIO!!!!!;
d. O controle da dor e processo inflamatório é obrigatório, faz-se necessário uso de medicamentos;
e. Qualquer situação de fratura o ideal é que a ave permaneça internada por alguns dias, pois devido ao trauma, é necessário o controle da dor por medicamentos injetáveis e alimentação por sonda, pois geralmente ficam relutantes para se alimentar.

Enfim, o ideal é tentar minimizar as possibilidades de acidentes, mas se ocorrer, saber o que fazer e agir corretamente aumenta exponencialmente as chances de cura.

Texto de Dr. Octávio Lisboa para Diário de Um Papagaio
Médico Veterinário especialista em animais silvestres e exóticos
Contatos: 21 99704-2493 – Rio de Janeiro / Facebook.com/medicinaaves

Fundadora do Diário

error: Conteúdo protegido