Saúde

Água e a saúde de sua ave

28 de setembro de 2016

Publicado por:

Água e a saúde de sua ave

Conversamos aqui quase que diariamente sobre dieta, este é um tema recorrente e parece ser uma grande preocupação dos tutores saber quais os alimentos podem ser oferecidos e quais devem ser evitados. Curiosamente, as perguntas sobre a água são quase inexistentes e quando acontecem geralmente o tutor pergunta : ” Papagaio toma água, nunca vejo tomando?”.

 Não só toma, como é vital para todo ser vivo, a água corresponde a em média 70% do corpo da ave, em termos de resistência em caso de falta ela só perde para o oxigênio, desse modo, sua privação é fatal.

 Ela devido a sua importância para todo metabolismo  pede que se tenha uma maior atenção com sua procedência e qualidade, tendo estes fatores tanto peso na saúde quanto dos alimentos ingeridos.

A água atua na digestão, metabolismo, respiração e eliminação fecal, também age na regulação da temperatura do corpo e na formação dos ovos.

 Importante:

 1.Que os potes contribuam para conservação e manutenção da temperatura da água sempre fresca, nesse caso os de inox costumam manter por mais tempo ;

  1. Aves não tomam água quente;
  2. Em regiões ou períodos quentes pode se colocar a água gelada, para que ela ao esquentar fique próximo de no máximo 24 graus;
  3. É fundamental que se faça várias trocas de água durante o dia;

5.Aves que costumam mergulhar a ração dentro da água, em caso de não troca frequente desta água, estão expostas ao risco de contrair bactérias devido a colonização de baterias que ocorre na água atraídas pelos restos de alimentos;

  1. Ao trocar a água é necessário que se lave o recipiente para tirar possíveis lodos acumulados nas paredes e fundo;
  2. Forneça sempre água da mesma qualidade da consumida pelo humano, água mineral ou filtrada;
  3. Lembre de colocar uma banheira extra para o banho, muitas aves costumam tomar banho no pote de água por não encontrar outro meio para o banho;
  4. Verifique se ao trocar tem resto de fezes dentro, se tiver pode significar que a organização dos poleiros não está legal, deixando que os comedouros fiquem no caminho dos dejetos.

Observar o consumo da água e conhecer qual a média normal é importante para detectar precocemente possíveis problemas, consumo excessivo pode significar tanto doença como calor excessivo, aumento na ingestão de proteínas, consumo de vitaminas ou remédios, qualquer anormalidade consulte sempre seu medico veterinário.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fundadora do Diário

error: Conteúdo protegido