Criando Psitacídeos

Aprendo o que escuto

4 de julho de 2016

Publicado por:

Aprendo o que escuto

DA SÉRIE: Coisas que preciso saber antes de comprar uma ave – Aprendo o que escuto

Quando se fala em psitacídeos, antes de se preocupar com o que come, se dão trabalho, as necessidades, a pergunta é sempre “Ele fala?”

Se quer saber mais sobre esse tema veja a Séria sobre fala: http://www.diariodeumpapagaio.com.br/2016/03/a-linguagem-dos-papagaios/

É importante mencionar que eles tem CAPACIDADE de falar, mas como indivíduos que são, uns não gostam de falar, então sugiro que o pacote lhe agrade, pois é muito triste ver relato de papagaio abandonado porque não falava, e creiam, são casos reais, é chocante como o ser humano consegue ser egoísta.

Bem, tem um ponto que muita gente não se preocupa, todos querem que eles falem, é lindo, fofo, uma gracinha. Mas existe um limite delicado entre a gracinha e o inconveniente. Eles aprendem por repetição, ou seja, repetem o que escutam no meio ambiente que vivem. Neste contexto existem dois pontos importantes:

1. Aprender coisas que na hora são engraçadas mas com o tempo ficam irritantes e podem ser bem constrangedoras, exemplo, tem um vídeo que rola nas redes de um papagaio que fica repetindo direto: “Ei marco, vai tomar no ……” – Pode ser lindo a primeira vez, mas imagina visitas na sua casa, ou uma pessoa que está indo a primeira vez, o que vão pensar de vocês?

2. Outra habilidade deles além de repetir as palavras é imitar a entonação da voz, lembro de um vídeo de muito sucesso, o papagaio brigava, xingava , reclamava, foi muito compartilhado. Até entendo o sucesso pela habilidade de fala, o número de palavras, a forma de falar gritando, reclamando, a entonação. Confesso que assisti algumas vezes o vídeo e fiquei imaginando a rotina da família, a mãe xingando o marido, falando aos berros com os filhos, e pensei: “Basta escutar o papagaio pra saber a rotina dessa casa, que tristeza, que educação.”

Então, se posso dar um conselho, preste atenção no que fala, até porque, muitas vezes estão bem calados prestando atenção, e um dia podem soltar a pérola, repetir o que não queria que ninguém soubesse, ficar o dia todo gritando palavras irritantes, ou cantar umas 30 vezes no dia, aquela música que era sucesso mas agora você não aguenta mais nem o primeiro refrão. Enfim, aqui procuro educar como eduquei meu filhos, porque são filhos de penas, ensinar coisas legais, boa música, frases interessantes. 

Leia também desta série:

A escolha da espécie

Custo de se ter uma ave

 

Fundadora do Diário

error: Conteúdo protegido