Comportamento

ATAQUES DE GATOS

11 de abril de 2017

Publicado por:

ATAQUES DE GATOS

Sei que não é uma imagem bonita de se ver, mas a necessidade de se fazer um alerta é maior, então pedimos desculpas se não é tão agradável. Este post não é sobre o antigo debate se aves e gatos podem ou não viver em harmonia, mas sim, refletir sobre as aves que ficam o dia inteiro em gaiolas ou viveiros em áreas externas.

A ave da foto foi atacada dentro da gaiola por um gato.

É possível um gato através da malha machucar gravemente e até matar uma ave, foi o caso do animal da foto, outras vezes conseguem arrancar, como também derrubar e até abrir a gaiola na queda. Um gavião ou cobra também, porém, os gatos domésticos são mais comuns em nosso ambiente.

 

É comum se colocar em áreas externas gaiolas penduradas em paredes, ou locais baixos de fácil acesso a gatos ou cachorros. A problemática dos gatos é maior pela facilidade de escalar muros, paredes, grades e telhados, como também o hábito de entrar em outras residências para caçar. Outra característica importante deles é a paciência, o famoso “chaninho” é mestre nisso e vai esperar pacientemente pela hora certa para atacar, mesmo as aves estando já espertas com ele, uma hora ou outra ela vai relaxar e cochilar próximo a grade, e ele estará lá esperando.

Como a maior parte das pessoas trabalham e não estão em casa, não tem ideia dos bichos estranhos a casa e que rondam seu ambiente colocando seus bichos em risco.

Nos dias em que estiver em casa observe o comportamento da sua ave, quando algum predador se aproxima do ambiente costumam ficar bastante agitados e nervosos, algumas vezes, por mais que olhamos, nosso olho não treinado, não consegue perceber o perigo rondando.

Aqui, já vi crises graves de pânico, no dia sem conseguir detectar o que ocorria, me concentrei em acalmar a ave que parecia estar em choque. Depois que passei a ficar longos períodos lá fora com eles, observei que toda tarde temos visitas de gaviões.

Fica o alerta, não acredite que estando dentro da gaiola lá fora estão protegidos, observe o ambiente e busque soluções para proporcionar segurança.

 

 

Fundadora do Diário

error: Conteúdo protegido