Saúde

Como reconhecer um Médico Veterinário especialista em Aves

30 de março de 2016

Publicado por:

Como reconhecer um Médico Veterinário especialista em Aves

Estamos constantemente acompanhando casos de aves atendidas por veterinários não especializados em aves e com pouca vivência clinica dessa espécie e que optam em atender, ao invés de encaminhar a um colega especialista e acabam por agravar o caso. Constantemente alertamos que se quer ter uma ave como pet, pesquise a espécie,  verifique se tem na sua região alimentos e acessórios para eles e principalmente um médico veterinário especialista em aves. É praticamente rotineiro receber pedidos de ajuda para atendimento veterinário (rede social não é clinica, nem hospital veterinário), se existe erro de diagnóstico com exame físico e laboratorial, o que dizer de uma consulta via rede social, mesmo que fôssemos capacitados para isso, seria de uma irresponsabilidade e leviandade com a vida absurda. No ranking do que termos que ler rotineiramente está:

  1. Aqui não tem médico de aves vocês podem me ajudar?;
  2.  Dou mistura de sementes do supermercado, arroz, feijão, macarrão, pão, ovo e o que mais a família come, porque aqui não tem ração extrusada pra vender.

Bem, quanto ao veterinário, acredito que se as pessoas pararem de tentar consulta no google e começar a procurar por médico especialista, isto vá incentivar os veterinários de sua cidade a buscar especialização na área já que existe demanda de clientes (médico come e tem despesa), enquanto isso, é comum nos grandes centros a demanda de pessoas das cidades vizinhas em busca de médicos especialistas e tratamento, da mesma forma ocorre com os animais, se não tem no seu bairro, vá no bairro vizinho, cidade vizinha.

É uma vida, ela sente dor (mesmo que não grite), ela pode morrer e merece ser tratada por um médico. As aves possuem inúmeras diferenças anatômicas e fisiológicas, como por exemplo sistema circulatório, absorção e resposta aos medicamentos, os quais impossibilitam um profissional acostumado a atender cães e gatos a atender adequadamente uma ave. Antes de marcar uma consulta:

a. Pergunte se o veterinário tem a especialização, experiência na área, pois é a saúde do seu grande amigo que esta em jogo;

b. Pesquise o currículo dele;

c. Verifique o site, redes sociais do médico;

d. Veja os clientes dele nas redes e solicite referência.

Na hora da consulta, para saber se o veterinário é especialista em aves, observe:

a. Se ele tem jeito com a ave,  se sabe se aproximar de forma correta sem assustar o bicho;

b. Se ele sabe conter de forma adequada ou se precisa de ajuda de muita gente na clinica;

c. Se ele sabe orientar sobre o manejo (alimentação correta, ambiente, cuidados gerais);

d. Se ele tem intimidade na hora do exame físico, apalpando, pegando sem medo a ave;

e. Se ele conhece os alimentos que você fala, compreende os sintomas relatados.

O texto foi escrito por uma necessidade gritante, urgente e sofrida de ver animais agonizando sem atendimento nenhum, ou sem atendimento adequado. Vidas que poderiam ser salvas e não foram, vidas que merecem e tem direito a dignidade. Vidas que são VIDAS, nem mais , nem menos importante que a sua.

 

Fundadora do Diário

error: Conteúdo protegido