Criando Psitacídeos

Tudo que preciso saber antes de comprar uma ave – ABANDONO/REVENDA

9 de agosto de 2016

Publicado por:

Tudo que preciso saber antes de comprar uma ave – ABANDONO/REVENDA

Queria iniciar dizendo que compreendo o erro, compreendo o arrependimento, compreendo as surpresas do caminho, as dificuldades. Não compreendo desistir de um filho, não compreendo tratar vida como um “carro” que quando dá problema é melhor vender. Não compreendo suportar a separação, abrir mão com facilidade, não mudar planos e deixar um ente querido pra trás. Se não começarmos a vender e comprar bichos com responsabilidade a realidade já vista lá fora de ONGS abarrotadas de aves abandonadas será uma realidade em nosso país.
Como toda história tem dois lados, um deles é provocada pelo mercado que vende mal, não orienta ou orienta mal, visando apenas o fechamento da venda em detrimento do futuro da ave e da convivência com a familia de humanos, quem vive a realidade do meio, vê mês após mês principalmente aves de grande porte como Araras sendo oferecidas para venda por proprietários arrependidos alegando inúmeros motivos, a maior parte deles podia ser evitada. Nos centros de triagem a realidade também não é diferente. Então podemos afirmar com certeza que o mercado que vende tem sua parcela de culpa nisso. Por sua vez, as pessoas compram por motivos errados sem mensurar o ônus da escolha nem as mudanças na vida que essa decisão vai causar. Pensem sobre:

a. Psitacídeos vivem muito, entre 15 a 80 anos dependendo da espécie: Se pegarmos a menor média em 15 anos a vida pode mudar consideravelmente, dependendo da idade, ir pra faculdade, trabalhar, se mudar, casar, ter filhos, ou seja, quando adquirimos algo que vive tanto, temos que ter no minimo consciência que não é DESCARTÁVEL, dali pra frente temos obrigação de incluir eles em nossa realidade, como faríamos com nossa família, ou alguém larga os filhos nos conselhos tutelares porque vai mudar para uma casa menor, ou vai fazer um curso e não tem mais tempo?
b. Ele faz muito barulho estou tendo problema no condomínio: Bem, voltamos ao ponto da VENDA mal feita, ou pra também não agir com injustiça, as vezes quem vende avisa, porém o comprador acha que é exagero ou que o vizinho que curta o incomodo. Sinceramente quando se mora em apartamento, condomínio que o minimo barulho amplifica é absurdamente egoísta achar que se pode fazer o barulho que se quer em detrimento ao direito de paz dos outros, e nesses casos o bom senso é válido. Particularmente não aconselho para esses casos aves conhecidamente com níveis altos de ruído, como também aves de grande porte, elas precisam de espaço, muito espaço. Se já comprou a ave o ideal é procurar morar em casa;
c. Não tenho mais tempo – Sabe, sempre me chocou ver pessoas com 5, 6 anos com uma ave e depois desse tempo de convivência coloca a venda, mas não me sai da cabeça as desistências muito rápidas. Me lembro sempre do post de um individuo preparando a casa da ave, construindo, decorando, mostrando, incluindo os brinquedos, construindo o palácio, adquirindo e com 3 meses de convivência pondo a venda. Era uma ave de grande porte, e fiquei imaginando, ele acreditava mesmo que ao construir tudo aquilo dentro de casa a ave ia viver feliz encastelada numa gaiola enfeitada? Que depois de passar um dia todo trancada numa gaiola com a TV ligada (sugestão de um vendedor) a ave ia estar feliz e desestressada, afinal tudo que se precisa esta ali (água, comida e brinquedo), mas será só isso que uma ave que vive em bando precisa? – Sinto dizer que ter uma ave é investir em um RELACIONAMENTO , e este por sua vez demanda grande investimento em TEMPO DEDICADO. Se pensa em adquirir uma tenha certeza que vai suportar perder a viagem porque não conseguiu quem ficasse com ele, que precisa abdicar de alguma atividade social para fazer atividades com seu amiguinho de penas, que precisa de limpeza diária, alimentação, que se você não pode fazer precisa ter aporte financeiro para tratador.
d. Alguns alegam ter que se desfazer por motivos de doenças – Algumas situações podem ser evitadas como por exemplo alergias. Se você tem histórico de alergias sugiro antes de trazer uma ave pra casa realizar um teste alérgico. As aves de maneira geral tendem a soltar uma “poeira” advinda da queratina na formação das penas. Algumas espécies como Cacatuas e papagaios do congo produzem em demasia podendo afetar o humano. Testar antes vai evitar a dor da separação. Em caso de doença incapacitante se aplica o mesmo do quesito e.
e. Morte – Aves geralmente passam por gerações de uma mesma família, preparar um plano para caso de morte é uma questão de respeito a ave, nem sempre quem deveria por direito legal herdar a ave gosta ou quer uma, deixar isso já resolvido é uma garantia que na sua falta ele estará bem e não correrá o risco de ir parar em algum centro de aves abandonadas;
f. Não tenho mais espaço – Antes de comprar uma ave por favor lembrem que junto com ela e proporcional ao tamanho vem viveiro, brinquedo, poleiros, espaço na cozinha para sacos de ração, sementes, guloseimas como castanhas, passas, farinhada. Se vai se mudar e sua ave não cabe no seu projeto novo de Lar, vou orar para que um dia com a lei do retorno, não seja um familiar seu que por falta de tempo e espaço também não lhe jogue num dos asilos da vida;
g. Estão dando trabalho, ou agressivas – Afirmo com 100% de segurança – Não tem ave estressada, depressiva, irritada, agressiva na natureza. Estes comportamentos são causados por interferência do homem e aparecem em aves de cativeiro. Muitos donos por não ter preparo para lidar com o assunto, e não ter informação ou aporte financeiro para tratar vai no caminho mais fácil que é o abandono ou revenda. Deve-se saber que se tratadas de forma inadequadas vão apresentar sérios problemas comportamentais. É comum escutar: Não adianta ,comprar brinquedo eles destroem tudo (eles precisam destruir), vou passar um produto para ele parar de se automutilar (e solucionar o motivo não?). IMPORTANTE que vendedor não diz – Todo bebê é fofo, mas eles crescem, passam pela adolescência rebelde e depois sofrem ação de hormônios na fase de reprodução, o bebê fofinho fica agressivo, dependendo da espécie não aceita mais tanto carinho e você na verdade achava que teria um bichinho de pelúcia para atender os momentos de carência pra sempre, olha a decepção.

Quando você desiste de uma ave vendendo, para ela, mesmo que em outro lar, sempre será marcada pelo estigma do abandono pelo bando, nunca será a mesma. Para cada motivo apresentado para abandonar sua ave SEM SOMBRA DE DÚVIDAS, tem pelo menos TRÊS soluções que evitam o abandono. Onde o AMOR é o principal motivo e todos os outros que influenciaram a compra são secundários, não existe abandono, este é tipico da compra por impulso, vaidade, casualidade e egoismo. Nenhuma vida é objeto de serventia de outra, entre vidas o aceitável é um relacionamento de amor, respeito, parceria, lealdade e fidelidade.

Encerro a Série : Coisas que você devia saber antes de comprar uma ave – esclarecendo que não temos o intuito de desestimular a criação de aves em residencias, mas, de tornar conscientes os proprietários sobre o aspecto NÃO DESCARTÁVEL, que exige alto investimento emocional, financeiro e de tempo dedicado. Enfim, é definitivamente ADOTAR um novo membro na família, isso não se descarta se não der certo,, ao contrário, se luta diariamente para que a família dê certo.

As demais matérias desta série estão nos links abaixo:

Barulho

Desperdício e Sujeira

Aprendo o que escuto

Custo de se ter uma ave

A escolha da espécie

Médico veterinário especialista em ave


Elas não tem botão ON/OFF

Fundadora do Diário

error: Conteúdo protegido