Saúde

Da Série: Coisas que devo saber antes de escolher minha ave. – Médico Veterinário Especialista

9 de agosto de 2016

Publicado por:

Da Série: Coisas que devo saber antes de escolher minha ave. – Médico Veterinário Especialista

Este é um quesito de extrema importância, mas que porem, comumente esquecido na hora de pesar se deve ou não adquirir uma ave. É importante verificar se tem na sua cidade médico veterinário especialista em aves, e não se surpreenda se não tiver. Acredito que tudo é uma conjuntura de coisas que levam a um cenário de poucos médicos especialistas nesta área. inicialmente  a necessidade de uma especialização que normalmente só tem nos grandes centros, obrigando o médico récem formado a investir em cursos e estágios fora da cidade de seu domicilio, o investimento é bem alto o que já diminui bastante os candidatos. Outro ponto é que  o universo de cliente de cães e gatos é bem maior, e finalmente temos uma cultura muito forte e perigosa de auto medicação,  muitos proprietários tentam primeiro receitas caseiras ou orientações de leigos e quando decidem procurar ajuda profissional, muitas vezes não há muito a ser feito. Estes fatores contribuem para que poucos optem por investir em especializações para se capacitar a atender silvestres e exóticos.

Muitos proprietários acreditam que todo médico pode atender ave, legalmente não existe impedimento. O que muita gente não sabe é que o organismo das aves é totalmente diferente dos mamíferos, longe de ser apenas um detalhe, esta diferença gritante exige do médico especialização, experiência e estudo.

Para que as mesmas pudessem voar a evolução alterou e exterminou órgãos e funcionamentos que os tornam únicos. Isso implica a respostas e comportamento diferentes dos mamíferos quando expostos a certos remédios por exemplo.

Substâncias que não intoxicam mamíferos podem intoxicar a ave, outras que levariam horas para matar um mamífero pode matar uma ave em minutos ou segundos.

Elas possuem várias diferenças anatômicas e fisiológicas, como por exemplo sistema circulatório, absorção e resposta aos medicamentos, os quais impossibilitam um profissional acostumado a atender cães e gatos a atender adequadamente uma ave.

Para se conseguir uma boa anamnese o conhecimento em técnicas de manejo e contenção fazem uma enorme diferença, tanto para o diagnóstico, redução do stress da ave no atendimento e diminuição de risco de morte, você não leu errado, para quem acha que é apenas segurar, você pode matar por sufocamento e isto não é difícil, você pode levar a ave para uma situação tão grande de stress que ocorra um infarto.

Aqui na página já recebemos alguns relatos de pessoas que levam para veterinários que não tem experiência em aves, e afirmam que o profissional apenas olhou sem tocar porque o animal é muito bravo, e estamos falando de um papagaio não de uma arara. Quando isso ocorre, há claramente uma falha na anamnese comprometendo o diagnóstico..

Outro ponto é que por ser especializado, por investir e pós graduação já que a maioria dos cursos de veterinária não tem essa disciplina e quando tem na graduação é insuficiente, por investir horas e dinheiro em cursos, especializações, congressos e livros na área a consulta dos médicos nessa área costumam ter seu valor maior que de um veterinário de cão e gato.

Normalmente as pessoas adquirem as aves e não se preocupam se existe médico onde mora, quando a ave adoece buscam ajudas de leigos o que muitas vezes agrava o caso ou causa sofrimentos desnecessários ao animal.

Antes de adquirir verifique se tem médico veterinário especialista na sua cidade, e mesmo que não tenha, onde é o mais próximo e pese se está disposto a levar a ave em outra cidade ou pagar um médico para vir atender em domicilio.

Leia os outros artigos desta série nos links abaixo:

Barulho

Desperdício e Sujeira

Aprendo o que escuto

Custo de se ter uma ave

A escolha da espécie

 

Fundadora do Diário

error: Conteúdo protegido