Criando Psitacídeos

Desperdicio e Sujeira

4 de agosto de 2016

Publicado por:

Desperdicio e Sujeira

Hoje me deparei com uma cena linda e vi que mesmo fora do seu habitat natural, muitas de suas caracteristicas se mantêm.

Azeitona (papagaio verdadeiro), pegou um pedaço de cenoura do seu comedouro, enfiou a cabeça pela grade e jogou para a rolinha que estava no chão. Isto é a reprodução do que acontece em vida livre, eles deixam a maior parte da comida cair, ela tanto alimenta os que não alcançam as alturas como aduba o solo.

Com os preços de alimentos representando boa parte do nosso rendimento a sensação de desperdicio e dinheiro jogado fora é duramente sentida pelo humano, já seu papagaio ou arara desfrutam de uma deliciosa sensação de dever cumprido em estar ajudando a seu bando ( você). Enfim se prepare para jogar muito resto de comida no lixo.

Degetos

Já escutei coisas do tipo: ” Sujam muito? Porque não suporto sujeira e meu marido implica com qualquer coisa fora do lugar”. Resposta: Sujam MUITO!

Além dos restos de frutas, verduras e sementes. Nossos lindos de penas não tem um sistema digestivo com um grande intestino para processar a comida por horas. É tipo comeu, se prepara que daqui a pouco vem surpresa.

Não fede (se a ave estiver saudavel e se trocar com frequencia o papel). Para os que criam soltos, já vi pessoas que treinam para fazer lá fora, ou em determinado local, fora isso, não se espante de encontrar esses presentes surpresa pela casa.

Pó branco da queratina e penas também sujam, porém só chegam a incomodar nos periodos de muda que o processo se intensifica. Se tiver um cômodo na casa ou local externo só para eles ameniza bem o incômodo dentro de casa.

Porque colocar este item pra pensar? Aves sujam muito, em contrapartida são animais muito limpos e que gostam de ambiente limpo, desse modo, a pessoa tem que estar consciente que terá que diariamente higienizar o local recolhendo os restos de alimentos, lavando vasilhas e retirando os degetos, como também os dias para as lavagens e desinfecção geral, um ambiente limpo contribue para a boa saúde da ave e da família humana.

Leia outros itens desta série nos links:

A escolha da espécie

Custo de se ter uma ave

Aprendo o que escuto

Fundadora do Diário

error: Conteúdo protegido