Diversos

Diário de Viagem – My Special Birds

30 de março de 2017

Publicado por:

Diário de Viagem – My Special Birds

Esta parte da viagem não foi programada, não fazia parte do roteiro, porém, como todo fã, lógico que queria muito conhecer o Mauricio Catelli, Jonathan e Dudu.
Já acompanhava atentamente o desenvolvimento deles a aproximadamente 1 ano, conversava muito com o Mauricio sobre os treinamentos, o mundo das aves, a situação do tráfico, bem-estar, entre tantos outros assuntos relacionados a criação de aves no Brasil.

Era de fato uma pessoa que eu gostaria de conhecer, pela sensibilidade demonstrada, a preocupação com a situação crítica do mercado de aves, o tráfico, a falta de informação e por consequência os cuidados deficitários que muitas aves recebem em centenas de lares.

Quem assiste os vídeos postados em sua página My Special birds, não vê que por trás daquele 1 minuto de vídeo postado, tem mais de (4) quatro anos de treinamentos diários, quase sempre, duas vezes ao dia. É um trabalho de paciência, de amor, de persistência, de dedicação e acima de tudo, e o mais importante, de respeito as aves, afinal, tudo isso, primeiramente visa atender o bem-estar da ave através de atividades que trabalham e desenvolvem a parte cognitiva.

O trabalho feito com Jonathan, Dudu e o resto do bando, para fazer um paralelo e ficar de melhor entendimento, segue o mesmo princípio que usamos com nossas crianças: É necessário fazer uma boa base, respeitar o tempo e desenvolvimento, consolidar o que foi aprendido e principalmente não queimar etapas. Pode num primeiro momento parecer fácil, já até brinquei no vídeo que muitos viram da Cacatua Gaspar, porém é um trabalho sério, o qual tenho um profundo respeito, pois erros neste processo, podem comprometer o resultado e afetar a ave, é um trabalho difícil, que exige método, sensibilidade para ler a resposta da ave (seja corporal, comportamental ou oral) e muita disciplina.

Bem, voltando ao início do texto quando disse que não estava programada a visita. Estávamos (Eu, Adri Raguza e Claudio Engel) nos deliciando com um jantar Japonês quando recebemos uma mensagem de Mauricio nos convidando para ir até a casa dele naquele momento, aqui preciso confessar que o xinguei mentalmente porque caramba, custava avisar antes? Se imaginem no meu lugar, você é fã do trabalho de alguém, não se preparou, não escolheu uma roupa ou arrumou o cabelo, você já pensa: Que encrenca, não lavei o cabelo hoje, escutei a vida inteira que “A primeira impressão é a que fica! ”. Fazer o que, lá fomos nós para casa do Encantador de Aves.

 

Aqui tenho outra coisa a confessar, não tinha preocupação se ele ia me achar legal, ou se eu ia gostar dele, vai que chegasse na hora e constatasse “Que cara chato!”, depois de mais de (1) um ano e meio conversando sobre aves, achava que conhecia e ali estava tranquilo, o que ninguém imaginava é que meu único medo de um dia ir lá atendia pelo nome “Jonathan”.

Mauricio inúmeras vezes falou que se um dia eu fosse a São Paulo fazia questão que eu conhecesse os meninos (Jonathan e Dudu), as vezes quando eu pensava nisso, eu tinha certeza que se eu fosse, ele ia pedir para fazer perguntas para Jonathan e era nesse ponto que vinha o frio no estômago. Eu confio muito na avaliação dos bichos, logo se Jonathan me ignorasse ou não respondesse de jeito nenhum eu me sentiria muito, muito mal, incompetente, não sei, mas isso me angustiava muito. O vídeo esta aí mostrando o resultado desse encontro.

Antes desse momento único com Jonathan, fui conhecer o famoso viveiro, espaço lindo, bem cuidado e planejado. Dudu veio para meu braço e suas boas vindas foi já tentar bicar minhas pintas do braço (medo daquele bico lindo), mas era carinho puro. O resto do bando muito curioso, ativos e brincalhões olhavam com curiosidade esta estranha que vos fala, mas era claro que o dono do bando, o sério, responsável, ou seja, o homem de responsa, o cara família que manda no pedaço é certamente Jonathan.

Jonathan é uma ave espetacular, ímpar mesmo, um exemplar belíssimo da espécie, e como se não bastasse tanta beleza, ele vem equipado com um foco fora da média, olhar atento e observador, ele te analisa e questiona com os olhos, de fato fiquei encantada com ele. O resto da noite foi bate papo e resenha sobre um assunto que nunca conversamos “Aves”.

Ahhh! Houve também outro encontro, um ao vivo, combinado e prometido meses antes, e que Mauricio se recusava veementemente fazer sozinho, dizia que só faria um ao vivo para o Diário se eu estivesse junto, bem, fizemos.

Foi super, super legal, surpreendentes (3) três horas de bom papo, com boa interação do público e muito assunto, quem perdeu está salvo no arquivo de vídeos do Diário.

Quanto ao Encantador de Aves (Mauricio Catelli), trouxe dele na bagagem, aprendizado, observando ele ao vivo interagindo tanto com as aves como seu cão, a forma de chegar, a postura, o tom de voz, a maneira firme, porém carinhosa que trata os bichos, as correções precisas, os estímulos e as recompensas. Da sua casa, trouxe boas lembranças de um lugar tranquilo, um lar abençoado, filhos lindos, uma esposa belíssima e que nos recebeu com muita gentileza e acolhimento, enfim, uma família linda.

Agradeço a ele e sua família pela recepção generosa, tempo dedicado, pela oportunidade de conhecer de perto todo o bando da My Special Birds. Quem já conhece, é tudo que vemos nos vídeos e mais um pouco, a máquina não consegue passar com fidelidade a beleza, a energia, os bons fluidos, não consegue transmitir o calor humano e a generosidade. Para quem não conhece sugiro conhecer, segue aqui o link: Facebook.com/myspecialbirds

 

Fundadora do Diário

error: Conteúdo protegido