Criando Psitacídeos

Eles não tem Botão On/Off

9 de agosto de 2016

Publicado por:

Eles não tem Botão On/Off

Da série; Coisas que devemos saber antes de comprar uma ave: Elas não tem botão ON/OFF

Na hora de escolher uma ave, pensamos na nossa identificação com ela, na beleza, nas características. Comumente escutamos “É muito caro pra comprar, mas como manter eu tenho!”. Sempre estamos insistindo neste ponto, manter é o mais difícil e de longe o mais oneroso financeiramente. Vamos falar hoje sobre o recinto ou gaiola, este, causa de grande parte dos problemas de stress em aves, gerando quadros de agressividade, gritaria excessiva entre outros. Na natureza as aves se deslocam por quilômetros em busca de alimentos, interagindo com o bando, limpando sua plumagem e de seu companheiro, enfim, ficar só, em um espaço restrito não é saudável nem de sua natureza.
Culturalmente pensa-se ” Vou comprar uma ave e uma gaiola, ela vai ser feliz no cantinho dela.”
Normalmente nos perguntam “Qual o tamanho da gaiola para a ave?”
Temos muita preocupação com as aves, principalmente as de médio e grande porte, pelos seguintes motivos:
a. São normalmente aves de muita energia, que precisam se exercitar e isso demanda espaço;
b. São extremamente inteligentes, isso demanda que os tutores tenham tempo e disponibilidade para atividades;
c. Em caso de stress que evoluem para quadros de agressividade, pode ser bem perigoso devido a potência dos seus bicos;
d. Elas são extremamente sociais, vivem em bandos. A solidão encarcerada num espaço pequeno por horas, enquanto você trabalha, é uma pena dura, para quem tem como único crime, ser uma espécie esplêndida.
e. Não devemos cometer com as aves, o mesmo erro cometido com nossas crianças humanas. Acreditar que dar brinquedo, rádio e televisão vai substituir um relacionamento afetivo é uma das causas da alarmante deterioração de nossa sociedade. Nada substitui o calor, afeto, doçura da voz e energia do afago transmitido pelos seres vivos.
f. Brinquedos são importantes no desenvolvimento cognitivo, distraem, diminuem o stress, alegram, mas, lembre-se , ela precisa de companhia.
g. Televisão e Rádio são legais por bem pouco tempo, 30 minutos sendo bem generoso. Bom lembrar que os humanos tem poder sobre o controle remoto, eles podem desligar quando for chato, ou mudar o canal quando não estiver agradando. De novo, não é uma boa solução para horas em cativeiro, não vai substituir a presença, a interação com o tutor e não vai servir como moeda de troca da liberdade.
h. As gaiolas comerciais, mesmo as extra grandes que existem no mercado, NÃO são adequadas para hospedar uma ave o dia todo. Esses modelos são suportes para serem usados em momentos específicos, como: Dormir, quando a ave está doente ou machucada, ou precisar para segurança trancar por um tempo curto.
i. O cativeiro tem outros aspectos angustiantes e que causam stress na ave, como:

AVES SÃO EXTREMAMENTE LIMPAS, quando se demora a fazer a limpeza da bandeja de dejetos que inicialmente é inodora, esta começa a entrar em decomposição e exalar cheiro e criar mosquitos, incomodando muito a ave que por sua vez não pode fazer nada.

LOCAL DO VIVEIRO: Nesse quesito vai entrar a questão de iluminação, barulho, altura. Todos estes fatores se colocados de maneira inadequada, contribuem para o desgaste e stress da ave.

j. Respondendo a pergunta qual o tamanho adequado – a resposta é: O mínimo aceitável e recomendado pelos especialistas é duas vezes o tamanho da envergadura da asa, tomando a Arara Canindé como exemplo (envergadura em torno de 100cm a 114 x2 – Temos para dar espaço para a mesma se movimentar, voar dentro, um recinto de ao menos 2 metros de largura,pelo menos 1,60 de altura e 2 de comprimento. O ideal é: o máximo que você possa dar, ou seja, o céu é o limite.

ANTES DE COMPRAR AVE , RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES

1. Você tem disponibilidade diária de tirar a Ave do viveiro pela manhã cedo e no final da tarde, deixar esticar as asas, voar mesmo que dentro de casa, brincar, interagir por pelo menos 1 hora? Lembre que ela passou pelo menos 10 horas fechada numa gaiola no período da noite, e mais outro tanto de tempo em um viveiro, por maior que seja, ela quer e deve ter seu tempo com o tutor e sua família. Este momento é muito importante física e mentalmente.
2.Você tem espaço para construir um viveiro externo grande, para que a mesma possa ficar por algumas horas de forma confortável?
3.Você consegue ver brinquedos destruídos com frequência? (algumas pessoas tem problemas com isso, e não querem dar para quebrar), os brinquedos são fundamentais, e se quebram é a resposta que estão fazendo o seu papel, de distrair e dar lazer.
4. Você tem consciência que quando soltas em casa, você não poderá sentar e relaxar? como uma criança, parecem ser atraídas por perigos dentro de casa (tomadas, fios, panelas quentes, vidros e estão sempre roendo e quebrando algo).
5.Você está preparado para abdicar de passeios e viagens quando não conseguir alguém para ficar com ela? quanto maior a ave, mais difícil arrumar alguém.
6. Tem consciência que ela precisa de assistência médica especializada e que normalmente estes profissionais tem honorários mais caros?
7. Pesquisou o preço de alimentação específico (esqueça o resto de comida humana, e sacos de mistura de sementes de R$ 4,00 do supermercado)?
8. Além do tempo dedicado a ave, você tem tempo e disposição para lavar os comedouros e bebedouros diariamente, trocar os papéis do fundo e repor a comida?
9. Já verificou o nível de ruído causado pela ave? essa é uma das causas comuns de donos se desfazerem de suas aves, problemas com vizinhos.
10. Sabe aquele móvel de Jatobá que era da sua bisavó e está há algumas gerações na sua família, pois é, ele vai ser bicado, marcado e possivelmente destruído em algum descuido, você suporta ver seus móveis com marcas de “A Ave esteve aqui”?
11. Já fez teste alérgico a penas?
12. Verificou a expectativa de vida deles, tem consciência que de 50 a 80 anos é muito tempo? Se algo acontecer com você, sabe quem vai ficar com a ave?

Em nenhum momento temos a intenção de desestimular aquisição da ave, nosso intuito é levar a uma compra consciente, evitar o sofrimento de ambos, abandono e/ou revenda da ave.

Veja as demais matérias desta série nos links abaixo:

Médico Veterinário especialista em aves

Barulho

Desperdício e Sujeira

Aprendo o que escuto

Custo de se ter uma ave

A escolha da espécie

 

Fundadora do Diário

error: Conteúdo protegido