Saúde

Emergência Médica com Aves – Queda

23 de agosto de 2018

Publicado por:

Emergência Médica com Aves – Queda

Acidentes com aves que residem dentro de residências são bem comuns e rotineiros nas clinicas veterinárias. Trouxemos hoje um caso para ilustrar e vamos pontuando passo a passo.

A tutora por conta própria e pensando na segurança da ave, decidiu aparar as asas, a qual foi feita da forma errada. Quando o aparo é feito de forma errada a ave fica sem nenhuma capacidade de planar e muitas vezes compromete inclusive o equilíbrio levando a mesma rapidamente ao chão. Alguns tipos de aparo retiram por completo a capacidade de voar, a ave que por instinto tenta voar por susto e etc…na tentativa de voo é jogada de forma bruta ao chão.

  1. A ave ao tentar voar, algumas conseguem mesmo com o aparo, ganhou altura, caiu de peito ocasionando grande lesão na área da quilha do peito.
  2. Em casos de emergência, o tempo é fundamental, nesse caso a tutora foi rápida em procurar ajuda, isso faz diferença nos quesitos: Salvar a vida e/ou agravar o caso.

Ela fez contato com a página:

Dia 1

Tutora: Minha menina bateu o peito e machucou acho que tá aberto, me indica um Veterinário aqui no Rio que atenda hoje, não conheço nenhum? – Não era dia útil, então aqui vai mais uma lição importante, tenha sempre o telefone e endereço de um veterinário especialista em aves que atenda 24hs.

Dia 2

Tutora: Oi Adna, boa tarde,

O doutor examinou a menina, o ferimento tá feio, ele disse que se for fazer uma sutura pode rasgar mais a pele, e outra vai ter que tirar as peles mortas, vai mexer muito, ela já está com uma bactéria, ele passou antibiótico e pomada para fechar, só um milagre! Mas creio que Deus vai dar a ela uma boa recuperação. Ela nunca ficou doente esses cinco ou seis anos mais ou menos a idade dela, nunca se acidentou, nunca se feriu por nada, mas ela voou alto e caiu no chão e bateu com o peito no chão. Tô arrasada, tem três meses que perdi a juninha… Não sei se levar ela lá na clínica que você indicou, a Prosilvestres (https://www.facebook.com/Prosilvestres/) , se eles terão outro diagnóstico, você tem liberdade para perguntar isso ao veterinário? Se ela aguenta fazer uma sutura? Meu Deus, muito triste ver um serzinho tão indefeso sofrendo assim. Obrigada Adna pela preocupação.

DUP: Oi, Diante do exposto e a gravidade do caso, acho que vale a pena uma segunda opinião, é difícil lhe dar qualquer prognóstico por telefone, o médico precisa examinar, verificar a extensão dos danos na estrutura para poder dar um parecer e sugestão de tratamento. Leve lá, são bem experientes e vão saber conduzir bem.

Tutora: Eu vou sim, meu coração não tá tranquilo. Obrigada vou ligar para avisar que estou Indo. Muito obrigada mesmo, de lá já te dou alguma notícia.

Tutora: Adna a doutora tá arrancando as peninhas vai fazer uma pequena sutura .Ela tá gritando tanto, meu Deus.

DUP: Oi, tenha calma, ela está em ótimas mãos. Sei que é difícil, é dolorido, mas necessário, neste caso (e é sempre o médico que avalia, onde e como) precisa mesmo retirar as penas do local, se as penas continuarem ai no local da ferida e com peles necrosadas pode virar um foco para infecção. Aguente firme, é um procedimento rápido.

Tutora: Adna mais uma vez, só tenho a agradecer a você!!! Eu tinha chegado em casa tão aflita, meu coração não estava conformado… Na hora que conversamos você falou ,leva na Prosilvestre. Meu coração pulou, é tanto que quando você retornou com a resposta eu já estava me arrumando pra ir. A doutora (Loide Machado) é ótima como você falou… O sofrimento da menina sei que agora irá virar alívio, eu estava muito angustiada mesmo! Tudo isso porque dessa vez aparei as penas erradas! Ela voou alto e a queda foi fatal. Mas ela me ensinou a cortar, até cortou as unhas, e fez o aparo das penas certo. Não precisou suturar, colocou colar, eu senti que se eu ficasse dando remédio na água e passando a pomada por cima das penas ela não ia sobreviver, as bactérias iriam piorar.

Não tenho palavras para agradecer, só sei que vou orar por tua vida e pedir sempre a Deus pra ele continuar te dando muita sabedoria e saúde e tudo que você merece! Deus continue te abençoando muitíssimo!

Bjssss no seu

Eu, a menina e Alf te amamos mesmo sem estarmos juntos!

Agora vou cuidar dela, está muito estressada tentando tirar os esparadrapos do colar e não quer comer.

DIA 3

Oi! bom dia Adna, estamos melhor que ontem, ela tá passando bem, o ferimento tá cicatrizando bem, ela tá comendo bem, graças a Deus que usa gente humana de verdade!

Só sei de uma coisa criar uma ave requer muita responsabilidade, e cada vez entendo que  precisamos conscientizar as pessoas de tais responsabilidades à respeito de uma ave pra que elas não paguem por nossos erros, nesse caso o meu erro de aparar as asas erroneamente, nesses cinco anos de vida da minha ave, ela nunca adoeceu, nunca fraturou nada, mas um descuido… E ela se feriu, e pior eu não vi que estava ferida porque ela não deu sinal, à não ser depois que já estava sangrando porque com certeza ela se picou, por não entender. Só quero conscientizar as pessoas, com minha própria experiência, tá doendo muito ver minha filhinha assim!

 

Fundadora do Diário

error: Conteúdo protegido