Comportamento

Meu Papagaio não fala, vou vender!

13 de maio de 2016

Publicado por:

Meu Papagaio não fala, vou vender!

Para você que faz parte da turma dos loucos por aves, esta afirmativa do titulo, pode parecer loucura, porém, é uma realidade mais comum do que a maioria das pessoas imagina.  O papagaio, ave mais traficada no Brasil, muito pela sua incrível habilidade de fala, sofre por a “escolha por motivos errados” do ser humano. Talvez nem seja culpa das pessoas, mas resultado do desconhecimento da espécie. Antes de conhecer o mundo dos psitacídeos, também fui uma que ao me encantar com uma ave e querer comprar, e ao mostrar aos meus filhos, ainda lembro da resposta: “Legal é o papagaio que fala!”. Confesso que sempre fui doida por um exatamente por essa habilidade, era de fato a única coisa que sabia deles e achava incrível.

Quando decidimos comprar um papagaio, e após muitas pesquisas, descobrimos que apenas 1 em cada 10 papagaios verdadeiros falam bem e tem um bom vocabulário, a maioria não falam mais de 5 palavras e outros nem falam. Foi um balde de água fria que o criadouro nos jogou, quando disse que não poderia prometer que me venderia um que falasse, por outro lado nascia ali um laço de confiança pela franqueza dele.

Criando e convivendo com 2 papagaios (Empada e Azeitona), descobri que a habilidade da fala é muito legal sim, porém, é só um detalhe no conjunto da obra. Papagaios são espertos, inteligentes, sensíveis, fiéis e bem bipolares kkkkkk, isso dá uma boa apimentada na relação né? Bem, vamos ao ponto, não busque um papagaio só pela fala, tem uma infinidade de atividades muito, muito, muito mais legais que falar, que podemos fazer com eles. Será desafiador para vocês como tutores  conseguir uma ave educada, e muito divertido para eles fazer estes exercícios. Vejam no vídeo de Mauricio Catelli varias atividades que ele realiza com suas aves.

Atividades direcionadas, além de divertidas para ambos, facilitam muito, tanto a comunicação (que a ave entenda o que você espera dela) como o dia a dia, podemos citar:

– Treinos de vôos:

– Treino para entrar na caixa de transporte sozinho (vai reduzir muito o stress de sair de casa para o veterinário ou viagens);

– Treino para voar até você (muito importante em situação de fuga);

– Treino para abrir as asas ( Importante na consulta médica);

– Treino para tomar líquidos em recipientes variados (Importante para casos de doenças ou internações que precise tomar remédios líquidos).

Enfim, são atividades que são muito úteis em diversas situações no dia a dia, que atuam diretamente no estreitamento e fortalecimento da relação de confiança entre o tutor e sua ave, na baixa da incidência de stress e no enriquecimento e quebra da rotina diária. Sabemos que muitos não tem conhecimento técnico para os treinos, para a ave responder bem a alguns exercícios é importante que estejam bem, em ambiente adequado e com necessidades básicas atendidas. O ideal é buscar ajuda de um profissional em comportamento animal que irá lhe orientar sobre como realizar os exercícios, tempo, abordagem e evolução.

E finalmente, quando decidimos por trazer uma VIDA para casa, não deve ser para nosso usufruto, satisfação de desejos ou por uma função. As aves podem não chorar como um humano, não derramar lágrima, mas, sentem medo, dor, tristeza, saudade, solidão e tédio. Ao decidir adquirir um, mesmo que comprado, é um amigo, um companheiro, um irmão na  estrada da vida, ele entra e faz parte da nossa família, deve então, ser tratado com amor, dignidade, zelo e respeito inclusive nas suas limitações, enfim, ser aceito e acolhido.

Fundadora do Diário

error: Conteúdo protegido