Comportamento

Minha ave dorme comigo

20 de agosto de 2016

Publicado por:

Minha ave dorme comigo

É mais comum do que imaginamos, tutores que dormem com suas aves, seja no mesmo quarto, seja na cama, prática essa não recomendada.

Precisamos como tutores resistir a tanta fofura, e compreender, que o fato de trazermos uma ave silvestre pra casa, não nos dá o direito de transformar tanto sua natureza. Pode parecer chato ou implicante, mas não é por diversos motivos:

  • É comum os casos de morte por sufocamento;
  • Traumas sérios como fraturas por esmagamento;
  • A ave pode ficar presa na área entre a estrutura da cama e o colchão

Não queremos assustar, mas já vimos estes casos, então, perder seu filho de penas de uma forma que podia facilmente ser evitada não é nada legal.

Outros aspectos a ser considerado:

  • Você pode um dia casar e seu companheiro não gostar, ou a ave não querer dividir a cama com mais alguém;
  • Ser hospitalizado;
  • Viajar a trabalho;
  • Se a ave dorme no quarto dos filhos, as crianças vão crescer, dormir fora.

Você vai perguntar e qual o problema? A ave vai sentir sua falta, e como vai reagir é impossível prever, normalmente elas gostam e valorizam a rotina, ou seja, uma ave que dorme no quarto ou na cama do dono, em caso de falta vai sofrer muito, e isso pode desencadear quadros de stress, auto mutilação, agressividade, depressão.

“Só de uns três meses pra cá, vi quatro relatos de morte por esmagamento de aves que dormiam com os donos. Lembro que em dois casos a pessoa se virou e acabou amassando literalmente a ave e um, a dona se levantou de noite e pisou na calopsita já que estava escuro e não viu. O outro nao lembro detalhes. Mas esse é um assunto sério. Uma das aves que morreu nem foi de noite foi num cochilo que a dona deu durante o dia. Deitou com a ave e acabou dormindo e se virando sobre ela. Então não da pra arriscar. Ave solta em comodos com muita coisa ou em cama com a gente só com supervisão.” (Bianca Thereza 22/08/16 Fc)

“Já aconteceu isso comigo 5 anos atrás, dia 8/12/11. Lembro bem porque só eu sei o quanto aquilo acabou comigo,o quanto eu amava aquela ave e o quanto doeu saber que eu mesma a tinha matado,o quanto isso me mata até hoje e a tristeza de saber que eu poderia ter evitado. Infelizmente peguei no sono e quando acordei minha BB ja tava morta. Não desejo isso pra ninguem, é a pior coisa que ja aconteceu na minha vida,nunca vou me perdoar. (Laríssa Rafaela  22/08/16 fb).”

Enfim, a ave é uma ave, e deve ser tra tada como tal, o melhor lugar para ela dormir é dentro de um viveiro fechado, longe dos perigos de uma casa humana como fios elétricos e outros, caso ela acorde e decida dar umas voltas enquanto o humano dorme.

Capa – Foto gentimente cedida por @Jackcockatoo

Fundadora do Diário

error: Conteúdo protegido