Saúde

O Bico dos Bicos Tortos

18 de junho de 2017

Publicado por:

O Bico dos Bicos Tortos

Com uma estrutura forte e funcional o Bico dos papagaios é uma verdadeira obra de arte da anatomia e estrutura. Usados para manipular e esmagar objetos é muito útil como ferramenta auxiliar de locomoção.

Curiosidades:

-O Bico é uma estrutura viva, então cortar ou receber pancadas causam dores fortes, levando a ave a ficar sem conseguir se alimentar, em caso de acidente, procure urgente um médico veterinário.

-Aves jovens  tem aréas no bico onde a queratina ainda não se solidificou, por isso não conseguem quebrar ainda  alimentos muito duros como coquinhos e cascas de nozes por exemplo. Esse ponto ainda mole e extremamente sensível é utilizado pelos pais para estimular os filhotes na hora da alimentação.

-Tem desgaste continuo através do processo de bicar e comer, costumam também esfregar o bico em superfícies duras para manter o tamanho e espessura adequada.

-Os papagaios são as únicas aves capazes de mover o bico superior  para cima,independentemente do bico inferior. Isto é devido a um conjunto único, chamado dobradiça craniofacial, que permite a destreza mais fina na manipulação de objetos e aumento da pressão mandíbula para quebrar nozes grandes e duras . Em outras aves , o bico superior é fundido com o crânio e não se move .

-Sob a cobertura de queratina, o bico tem uma excelente fonte de sangue e uma rede de terminações nervosas, que fornecem papagaios uma habilidade sensorial tátil incrível.

-A área mais sensível é na ponta do bico superior.

-Os ossos do bico não são sólidos, contêm espaços aéreos. As cavidades nasais e dos seios da cabeça também se estendem para o bico, e a maxila contém uma porção do seio infra orbital.

-Há sulcos e poços nos ossos do bico onde estão localizados vasos sanguíneos e nervos.

 Problemas que podem acometer o bico

 Doenças Metabólicas – Alguns tipos de alteração no bico são decorrentes do famoso fígado gorduroso já que o mesmo interfere no metabolismo de aminoácidos necessários ao desenvolvimento normal do bico.

  1. A deficiência de vitamina pode ocasionar amolecimento e descamação do bico. Outra situação decorrente de nutrição desequilibrada é o crescimento excessivo, ocorre porque o betacaroteno, que é um precursor da vitamina A, é especialmente importante na formação de queratina e o ciclo normal das estruturas epiteliais, como a pele, as unhas e penas, bico.
  2. Deformidades congênitas de origem genéticas ou de incubação pode aparecer logo após a eclosão, as aves apresentam curvatura e tamanho do bico fora dos padrões. Estes podem incluir variações em curvatura e tamanho do bico. Durante o período de desenvolvimento também pode ocorrer deformidades, estas mais comuns em cacatuas e araras alimentadas a mão. Em araras, ocorre um desvio muito conhecido como tesoura de bico (desvio lateral do bico superior). Em cacatuas, a curvatura do bico superior é aumentada, e as aves afetadas parecem ter uma mandíbula excessivamente longa.
  3. Trauma – bastante comum e na maioria das vezes decorre de agressão de outra ave. Aves maiores podem ferir seriamente aves menores. Acidentes com pancadas em superfícies duras também causas danos sérios, se houver perda óssea, dependendo da extensão, há casos que o bico regenera, mas só vai crescer ao longo do osso encurtado e, muitas vezes cresce em formas irregulares.
  4. Câncer – O carcinoma espinocelular é o mais comum, mas também ocorre melanoma e fibrossarcoma.
  5. Infecções – O bico também é alvo de algumas infecções como doença infecciona bico psittacine e doença de penas (PBFD),muitas vezes os afetados perdem suas penas na cabeça e no corpo. Outros vírus que afetam o bico incluem poxviurses e polyomavirus. As infecções bacterianas e fúngicas pode ser associada com trauma ou infecção sinusal, Ácaros como Knemidokoptes podem causar inflamação. perdem suas penas na cabeça e no corpo. Outros vírus que afetam o bico incluem poxviurses e polyomavirus. As infecções bacterianas e fúngicas pode ser associada com trauma ou infecção sinusal, Ácaros como Knemidokoptes podem causar inflamação. perdem suas penas na cabeça e no corpo. Outros vírus que afetam o bico incluem poxviurses e polyomavirus. As infecções bacterianas e fúngicas pode ser associada com trauma ou infecção sinusal, Ácaros como Knemidokoptes podem causar inflamação.

 O bico é uma ferramenta importantíssima, com alguns cuidados podemos garantir a saúde e beleza do mesmo: Garantir uma alimentação rica e equilibrada com ração extrusada, frutas, legumes e folhas; Exames periódicos para avaliar o bico e exames para avaliar a saúde interna, função hepática, peso da ave e estrutura do bico; Local seguro evitando portas de vidro e outros obstáculos; Fornecer brinquedos e objetos para roer(papagaios que não usam o bico para roer podem apresentar aumento devido a depósitos de queratina que se formam, necessitando levar ao veterinário para lixar).

 

 

Fundadora do Diário

error: Conteúdo protegido