Saúde

O Inverno e os Papagaios

19 de abril de 2017

Publicado por:

O Inverno e os Papagaios

As penas são excelente proteção contra o frio, porém as aves Pets são mais suscetíveis a mudanças bruscas de temperatura, estas podem causar algumas doenças respiratórias como sinusites, resfriados, pneumonia e corizas. A temperatura ambiente recomendada é de 24 graus. Quanto aos filhotes, os cuidados devem ser redobrados, devemos considerar que não estão completamente emplumados comprometendo a manutenção do calor, ele está em fase de crescimento, se houver um esforço maior do organismo para manter o corpo aquecido, ocorrerá perda na parte de crescimento e desenvolvimento. Entre os riscos de frio intenso como ocorre nas regiões sul e sudeste por exemplo, podemos citar a hipotermia que leva facilmente a ave a óbito e também um quadro chamado de exaustão calórica que se caracteriza por tremores intensos a fim de manter a temperatura.

CUIDADOS NO INVERNO

Alimentação

Nesta época do ano pode ser ofertado um pouco mais de castanhas, papinhas mornas ou misturas de grãos cozidas como lentilha, ervilha e grão de bico por exemplo, já que o gasto calórico aumenta com a necessidade de se aquecer.

Sol

Mesmo no inverno os banhos de sol são fundamentais para que a ave possa sintetizar a vitamina D que atuam na fixação do cálcio no organismo, ajudam o sistema autoimune e no combate a infecções. Nos humanos a vitamina D é produzida pelo próprio organismo através da luz direta solar em contato com a pele. Em muitas aves, já que tem a quase totalidade do corpo coberto de penas se dá de forma diferente, o caminho é mais longo, acontece através da glândula uropigial que recolhe a pré-D3 do sangue e vai armazenando nos óleos glandulares. Quando a ave se limpa e cuida da plumagem espalhando este óleo na plumagem este entre em contato com a radiação UVB. Posteriormente a ave ao fazer novamente a limpeza ela ingere esse material que foi exposto a radiação solar, ele entra no organismo como pré- vitamina D e o fígado e rins o transformam em vitamina D.

Banho

Mesmo frio eles precisam e gostam de tomar banho, ofereça o banho com borrifador ou banheira procurando os horários mais quentes do dia.

COMO AQUECER O AMBIENTE

A escolha do método para manter o ambiente aquecido vai variar de acordo com o grau da temperatura, podemos citar métodos e cuidados:

1.Cobrir a gaiola com capas protetoras;

2.Manter a gaiola longe de corrente de ar e se possível dentro de casa;

3.Utilizar aquecedores de ambiente em conjunto com umidificador de ar (os aquecedores costumam retirar umidade do ar o que provoca ressecamento nas vias respiratórias ocasionando infecções e irritações respiratórias);

4.Cuidado com o local do aquecedor que não deve estar muito próximo da ave;

5. Muita gente utiliza lâmpadas  incandescentes ou as de UVA/UVB, elas aquecem bem, porém interferem no FOTOPERÍODO, as aves precisam da divisão dia e noite bem delimitada para um bom desenvolvimento físico e mental. A luz por mais suave que seja não faz bem.

6.Recomendamos o uso de aquecedores elétricos ou a óleo, os aquecedores a gás em caso de vazamento matam as aves em questão de minutos, há relatos de inúmeros acidentes.

7.Ao ligar o aquecedor cuide para que a ave não tenha acesso a ele, ideal que a mesma esteja fechada dentro da gaiola evitando assim possíveis acidentes.

DICAS

 -Evite ambientes externos, procure deixar a ave em ambiente fechado ou com correntes de vento direto na ave.

-Se não tem certeza quanto a temperatura vale utilizar termômetro de ambiente, porém, se é frio para você com certeza será para ela;

-Tocar no pezinho e verificar se está gelado também é uma forma de saber se está muito frio para ela;

-As mantas devem cobrir a gaiola, porém deve permitir a entrada de ar a noite e passagem de luz durante o dia;

-Uso de tocas ou cabaninhas são bem vidas

Fundadora do Diário

error: Conteúdo protegido