Alimentação

Papa até quando?

29 de julho de 2016

Publicado por:

Papa até quando?

Hoje vamos conversar sobre a retirada da papa em filhotes, especificamente em papagaios que são os queridinhos dos proprietários iniciantes. É inegável o charme, beleza e carisma de um papagaio verdadeiro.

Inicialmente vamos falar sobre o mito de animais que, quando adquiridos se alimentando sozinho, ou depois que deixam a papa não gostam mais dos proprietários. Na vivencia da clínica percebemos que os animais não precisam mais estar na papa para se apegar e desenvolver um grande carinho por seus proprietários, a fase de alimentar com papinha pode ser complicada e se mal feita, por exemplo com a utilização de sondas rígidas, garrotes, sondas uretrais podendo causar severos dramas ao animal e até o óbito.

Indicamos então que na hora da aquisição da ave solicite ao criador um filhote que não esteja mais na papinha evitando assim, todo o estresse que o proprietário vai ter que passar para alterar a alimentação e acredite sua ave vai te amar se você oferecer carinho, amor e atenção.

Porem para proprietários que ja adquiriram e estão passando por essa fase, indicamos que os papagaios verdadeiros de 4 a 6 meses já podem passar pela retirada da papinha, a qual deve ser gradativa, onde inicia-se a apresentação de alimentos como a raçao extrusada, frutas e verduras e assim vai diminuindo a quantidade e frequência da papa.

É importante que seja feita a retirada da papa pois os animais precisam desenvolver a musculatura da mandíbula e maxilar, e com o passar dos meses o papo (inglúvio) regride e nao comporta mais a quantidade de papa que é necessária para nutrir o animal, se for forçado pode causar uma dilatação do papo o qual é muito prejudicial ao animal. Essa fase exige cuidados, converse sempre com seu veterinário especializado em aves, ele pode te fornecer todas as informações para que esse momento seja uma passagem calma para você e sua ave.

Contato com dra Elisa Tiberio através do – https://www.facebook.com/zoogardenvet/?fref=ts

Fundadora do Diário

error: Conteúdo protegido