Criando Psitacídeos

Posse Responsável por Maurício Catelli

24 de julho de 2016

Publicado por:

Posse Responsável por Maurício Catelli

Tudo na vida tem dois lados, o advento das redes sociais, ampliou os horizontes, deixou tudo mais próximo, facilitou o acesso a informação e a velocidade das coisas.
Nesse ínterim, para quem é figura pública, ou tem páginas, blogs por exemplo, a responsabilidade sobre o que é mostrado aumenta.
Trazendo o contexto para o mundo pet, é comum, como proprietários responsáveis, mostrar ou evidenciar os sucessos, evoluções e a parte fofa da criação.  Para que fique claro, não existe uma maquiagem, transformação ou criação de um modelo ideal para se mostrar, é realmente legal, incrível, gratificante a convivência com eles, mas, não é só festa o tempo todo.
Aqui na página nos pegamos muitas vezes pensando preocupados, e confesso, com uma boa parcela de sentimento de culpa e responsabilidade, por sem querer, e na intenção de ajudar, estar por vezes indiretamente estimulando a outras pessoas  a adquirir um pet. O problema, é que esta é o tipo de decisão que antes de ser tomada, merece ser estudada, pois afeta muito a vida do tutor e da sua família humana.
 
Trazemos hoje pra vocês este depoimento de Maurício Catelli postado no dia 10/07/16. O texto é fruto da grande repercussão, mensagens e procura por um papagaio do congo motivados pelo excepcional desempenho do Papagaio Jonathan e os outros do seu bando, todos treinados pelo Mauricio.  Quem não conhece Jonathan segue o link de matéria sobre:
 
 
 
“Tenho postado e compartilhado com muita alegria as evoluções cognitivas dos meus papagaios e o que isso representa para a qualidade de vida deles. Por ser algo motivador, tenho recebido dezenas de mensagens de pessoas querendo comprar tais papagaios. Parte dessas pessoas já tem conhecimento do que é o e que significa ter uma ave dessas em casa.
O problema esta na outra parte que tem muito pouco conhecimento e não procuram informações antes da aquisição. Compram, se frustram, se cansam e se desfazem ou deixam os bichos largados como uma “coisa”, causando muitas vezes até a morte por stress e sofrimento.
 
“Enquanto não houver regras (responsabilidades) muito mais rigorosas para que uma ave possa ser adquirida, absurdos continuarão a acontecer! “
 
Por conta disso resolvi escrever de forma mais geral, informando alguns pontos muito importantes para aqueles que desejam adquirir uma ave.
1 – Vivem muitos anos, algumas chegando a mais de 70 (importante estar atento a isso);
2 – São mega inteligentes, o que significa que eles tem absoluta percepção do que esta acontecendo ao seu redor. Caso fiquem em uma gaiola presos e apenas com água e comida, certamente irão sofrer muito;
3 – São muito carentes e precisam de muita atenção (terá tempo para isso?);
4- Muitas espécies por vezes gritam, algumas mais que as outras, importante verificar o nível de ruído da espécie que se pretende;
5- As aves são conhecidas por serem limpas, com elas, estão sempre a limpar e arrumar as penas, porém, como não tem um intestino como o dos mamíferos, a quantidade de dejetos é considerável, deixam cair grande parte dos alimentos no fundo também,assim,  esteja preparado para muita bagunça e sujeira;
 6- Não é barato o custo mensal, que inclui ração, alimentos frescos, brinquedos e especialistas como veterinário por exemplo;
7- Fundamental ter um ambiente adequado, amplo, arejado que permita exercício;
8- Para quem pensa em comprar um papagaio porque ele fala, melhor pensar 2 vezes antes de adquirir. Muitos não irão falar, mesmo os que naturalmente tem habilidade para isso. Neste caso, onde o dono tem esta expectativa e o papagaio vir a não falar, pode gerar grande frustração e sofrimento à ambos (dono e ave);
9- Para que ocorra um desenvolvimento cognitivo será necessário muita dedicação, paciência e disciplina (muito estímulo);
10- Ter muito amor pra dar!

No meu caso específico tenho uma estrutura especial para eles, onde podem voar, tomar sol e chuva (caso queiram), tocas, aquecimento, brinquedos de todos os tipos, etc. Tenho a sorte de ter funcionários para cuidar deles durante o dia (período em que estou fora, no trabalho), ou quando viajo, inclusive interagindo, dando atenção, alterando o ambiente conforme orientação dos especialistas, criando desafios e tornando o ambiente deles desafiador e interessante.
 
Maurício Catelli, queria poder curtir umas 1.000 vezes!!!! Obrigada demais por mais um depoimento HIPER esclarecedor…que isso chegue a inúmeros proprietários de aves!!! Sempre te digo isso, mas não custa ressaltar aqui: a sua dedicação vai além do treinamento feito com os animais…vai em buscar cada vez mais conhecimento para proporcionar uma qualidade de vida cada vez melhor!!! Os resultados incríveis aparecem justamente por causa disso…. (M.V Paloma Bosso)
 
 
Desde o início conto com o apoio de profissionais especializados para que tenham a melhor qualidade de vida possível, como a Paloma Bosso, especializada em comportamento e bem estar de animais silvestres e na área médica o Dr. Alessandro Bijjeni da Exotic Pets. A participação dos profissionais foram fundamentais para garantia da saúde física e psicológica das aves.
 
Paloma Bosso – Contatos (https://www.facebook.com/EtoBEA/?fref=ts) / paloma@eto.vet.br/ (11) 5506-6741
Dr. Alessandro Bijjeni  – Contatos – Clinica Exótic Pets – 11 5041-0652 / (https://www.facebook.com/Exotic-Pets-Cl%C3%ADnica-Veterin%C3%A1ria-301566389864086/?fref=ts)/
 
“Quadros de Stress são hoje um dos maiores problemas apresentados por aves em cativeiro, principalmente quando falamos de indivíduos com cognição de uma criança de 5 anos como é o caso do papagaio do congo, a falta de exercício tanto físico como atividades de desafio cognitivo levam a um quadro de tédio que evolui para stress, depressão e automutilação, daí a importância de um profissional em comportamento avaliando a evolução, desafios, ambiente e orientando nas intervenções necessárias. O stress também baixa a imunidade abrindo portas para doenças, enfim, estes animais precisam ser assistidos por especialistas sempre que se fizer necessário” (Diário de UM Papagaio)
 
 Meus bichos vem tendo grandes evoluções, mas para isso treino praticamente todos os dias (caso estejam dispostos), o que lógico me obriga a abrir mão de muitas outras coisas. Quero deixar claro que meu objetivo com este relato não é fazer auto marketing barato, muito menos desestimular as pessoas a terem aves, pelo contrário. Meu desejo é que sejam felizes (dono e principalmente a ave), e caso decidam nesta aquisição que o façam pelas vias corretas (legalizadas) e saibam de absolutamente tudo antes de levar para casa um bicho com este nível de necessidades. (Maurício Catelli)
 
Não precisamos nem mencionar que em poucos minutos choveu de parabenizações  e comentários neste texto, o número de pessoas que criam aves silvestres como Pet cresce exponencialmente, infelizmente, algumas por falta de informação, desconhecimento não tratam de forma adequada suas aves, o número de arrependimento e revenda cresce, os casos de alimentação errada, aves doentes e estressadas pipocam aos nossos olhos, ainda, repetimos, ainda não chegamos a realidade encontrada fora do país onde ongs se vêem abarrotadas de aves abandonadas ou resgatadas de maus tratos, realidade hoje presente nas espécies de cachorros e gatos em nosso país. Entre os vários comentários me chamou atenção este:
 
Maurício Catelli, obrigada por esse post. É necessário, principalmente para quem tem aves no Brasil.
Eu vejo nas comunidades de papagaios brasileiras, que boa parte das pessoas não tem uma gaiola apropriada para eles. Geralmente elas são pequenas e sem muitos poleiros de diferentes texturas.
É muito importante ter brinquedos dentro da gaiola, os poleiros precisam ser de diferentes texturas para os pés e unhas deles, uma dieta saudável com pellets (ração boa), legumes e frutas frescas.

Eles tem as fases hormonais deles, que as vezes bicam sem motivo e você tem que ter paciência e relevar essas coisas.
As aves estão constantemente arrumando as suas penas, limpando, nascendo novas penas e principalmente os papagaios do congo que tem aquele pó que conserva as penas e sai deles. Eu estou constantemente passando o aspirador em casa, catando pena, tirando o pó que vai assentando.
 Faço com amor, porque eu amo o meu boy. Quando comprei ele, estava consciente que ele poderia ate viver mais que eu. Espero que meu filho possa cuidar dele quando eu ficar muito velhinha.

Como ex-voluntaria do Wilton Parrot Rescue, aqui nos EUA é muito comum ver as pessoas “cansando” das suas aves e colocando elas no abrigo. Muitas aves se mutilam, arrancam suas penas pelo sofrimento de ser abandonada, vimos vários casos no abrigo. Pensem bem antes de adquirir uma. Faça por amor! Você tem que gostar mesmo e realmente entender que eles são como um filho, que é pra vida toda. (Carol Marcondes)
 

 
Finalizando, em resumo, tudo tem um preço, o sucesso não acontece por acaso, demanda esforço, dedicação, abdicação, empenho, amor e entrega. Isto se aplica a tudo na sua vida, seja na sua profissão, projetos, relacionamento afetivo humano e com seu Pet, a diferença é que o Pet é completamente DEPENDENTE de você, inclusive pra se manter vivo, precisando do básico como troca constante de água, comida fresca, até a cuidado, amor e atenção, e o mais importante, não tem botão de desligar, mesmo que esteja doente, uma vida depende  de você e sacrifícios precisarão ser feitos. A parte boa, é que pra quem gosta de fato, como projeto de vida traz para si uma fonte inesgotável de felicidade.
 
Por Maurício Catelli (Facebook.com/myspecialbirds) 
Edição Adna Dantas – Redatora e Administradora do Diário de Um Papagaio

Fundadora do Diário

error: Conteúdo protegido