Alimentação

Posso dar Amendoim para o Papagaio?

26 de fevereiro de 2016

Publicado por:

Posso dar Amendoim para o Papagaio?

Muitos criadores evitam fornecer o amendoim, mesmo sabendo do seu alto valor nutricional, seus muitos benefícios e da paixão das aves por ele. Este receio é perfeitamente justificável. A aflatoxina é um contaminante potencial de cereais, grãos e amendoins e uma toxina potente do fígado das aves.

A principal forma de contaminação é das condições de higiene e armazenagem.É importante frisar que vale para os humanos também estes efeitos tóxicos, outro fator que merece destaque, e muito importante, é que mesmo que não se exponha a uma quantidade que provoque uma crise, o problema com a exposição continua de aflatoxina, é o efeito acumulativo, que culmina em alta incidência de câncer no fígado, sendo esta relação já comprovada em humanos, em aves a ciência ainda não chegou a esta comprovação, até pela dificuldade em estabelecer um dano no fígado a traços de anos de pouco consumo de amendoim pelo organismo da ave. Aves podem desenvolver câncer de fígado e a alimentação errada contribui para isso.

Como se proteger? É importante dizer que assar ou torrar não destrói a aflatoxina, desse modo, o ideal é se queremos incluir isto no cardápio das nossas aves, que sejam amendoins, grãos ou cereais de boa qualidade, aqueles dirigidos ao consumo humano. Geralmente produtos para consumo humano são mais fiscalizados e mais cuidados no quesito segurança alimentar. Muitos optam por usar a manteiga de amendoim como opção ao amendoim in natura pelos motivos acima mencionados. Algumas pessoas preocupadas com os níveis de açúcar encontrados nas manteigas de amendoim comerciais, optam por as versões orgânicas. Se não é você que vai a pasta, e não sabe a segurança do amendoim utilizado, o recomendável é utilizar a manteiga de amendoim comercial, dar em poucas quantidades como mimo. Estas manteigas de boas marcas passam por controle de nível de quantidade da aflatoxina o que nos dá mais segurança na utilização. Propriedades Nutricionais De alta qualidade nutricional , podemos destacar: ácido fólico, ácido graxo monoinsaturado, cálcio, ferro, fósforo, potássio, magnésio, ômega 3 e 6, selênio, vitamina E e complexo B. Merece destaque sua ação anti-inflamatória e proteção para problemas de dermatite e seborreia.

Fundadora do Diário

error: Conteúdo protegido