Comportamento

Reforço Positivo no Processo da Fala

25 de março de 2016

Publicado por:

Reforço Positivo no Processo da Fala

Antes de falar sobre este tema, para quem perdeu está série sobre fala, sugerimos ler as etapas iniciais, segue os links:

Quero um Papagaio,mas quero um que Fale!

A Linguagem dos Papagaios

Estabeleça o Rappor com o Seu Papagaio.  

Vamos sempre bater no ponto observação, sintonia e compreensão, afinal são fundamentais para uma boa relação, seja humano/humano, seja humano/animais. A observação é a chave, inclusive para recompensar os resultados na hora certa. Antes de iniciar, é fundamental compreender que nesta relação a recompensa é bem vinda, já a punição não. Diferente dos humanos, bem mais materialistas e com uma gama de interesses beirando o infinito, para as aves um dose de carinho, companhia,atenção do dono e petiscos são excelentes recompensas.

Bem, se concordamos que companhia e atenção são recompensas, devemos estar atentos para retribuir, brincar e festejar sempre que sua ave agir conforme o esperado. Porém, é necessário saber que vocalizar reclamando, chamando atenção sobre algo que a ave fez e você não gostou para ela é um prêmio, afinal, você está dando atenção a ave e é exatamente isso que ela quer. Desse modo, se não gostou de um comportamento, apenas se cale e saia do ambiente, assim ela entenderá que este comportamento não é adequado. Se ele faz algo esperado, ai ganha os mimos, carinhos e petiscos, ideal que todo bando humano participe, reforçando e recompensando as atitudes esperadas.

Observe o que é valorizado por sua ave, o petisco mais querido, um cafuné…. use essa informação para usar como prêmio para esse treinamento, tudo que uma ave aprende ou associa com uma recompensa ou reforço positivo ela nunca esquece, já um descontrole, grito um atitude brusca pode travar ou retardar um resultado já alcançado. Outro ponto importante é que como indivíduo, aves tem personalidades e gostos distinto, com o tempo vai perceber que existe uma entonação que gostam mais, normalmente preferem as vozes femininas, mas alguns se identificam com o timbre de voz masculino. Observe a reação dela a fala, música e sons, vai descobrir que alguns estilos musicais chamam mais atenção, facilitando assim o processo de aprendizado para ela.

 

Fundadora do Diário

error: Conteúdo protegido