Alimentação

Salada Solar (Antioxidante e reforço do sistema imunológico)

25 de outubro de 2016

Publicado por:

Salada Solar (Antioxidante e reforço do sistema imunológico)

Aposte nas cores e nos super alimentos,  as cores quentes como o amarelo, laranja e vermelho são conhecidos por seu caráter alegre e festivo,aqui selecionamos alguns para esta salada vermelha, entenda o que é  e os benefícios de cada item.

 São considerados Superalimento os alimentos de alto teor em fitonutrientes com elevados benefícios para a saúde. Os alimentos designados como “superalimentos”,  devido aos seus importantes benefícios para a saúde.

Antioxidantes  Evitam a formação de radicais livres  que atuam no organismo no envelhecimento celular e o aparecimento de doenças e ajudam dando proteção extra para o sistema arterial. São encontradas nos alimentos naturais, Os principais antioxidantes presentes nos alimentos são vitamina A, C, E, flavonóides, carotenóides, licopeno, ômega-3 e selênio.

 Maçã – Possui concentração significativa das vitaminas C, B e E também Ferro, Cálcio, Potássio e Magnésio. Possui substâncias antioxidantas como a quercertina ( é um flavonóide natural que possui propriedades farmacológicas, tais como Antiinflamatória, anticarcinogênica, antiviral, influencia na inibição de cataratas em diabéticos, anti-histamínicas) entre outros flavonóides como a naringina e Pecitina (é uma fibra solúvel,tem ação prebiótica, pois estimula o desenvolvimento da flora intestinal sadia. Ajuda diminuir os níveis do LDL, considerado o colesterol ruim quando em excesso, redução do colesterol total, pois diminui a absorção do colesterol proveniente da dieta, redução da absorção de glicose da alimentação, impede a absorção de substâncias tóxicas pelo organismo, como metais pesados e microrganismos tóxicos, diminuindo o risco do desenvolvimento de câncer, entre outras doenças.

Acerola – Possui 65 vezes mais vitamina “C”, que a laranja e o limão. Possui também uma boa fonte de outros nutrientes, incluindo vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, bioflavonóides, fósforo, ácido málico (O ácido málico é conhecido por sua capacidade de aumentar a energia e tolerância ao exercício), ácido pantotênico (é uma vitamina que ajuda a controlar a capacidade de resposta do corpo ao estresse e no metabolismo das proteínas, gorduras e açúcares.), potássio e magnésio. Tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatorio natural, ajuda na regulação do açúcar no sangue e dá suporte a saúde do sistema imunológico.

Beterraba – Um famoso super alimento é rica em Ferro, Sódio, Potássio e Magnésio. É um desintoxicante natural, reduz as inflamações da pele, bom para o fígado ajudando no processo de desintoxicação e protegem as células do mesmo. Ajuda a diminuir os níveis de colesterol. Atua no aumento da resistência.Cuidado para não exagerar evitando quadros de excesso de ferro. Tem substâncias que convertem o açúcar lentamente no sangue, mantendo assim, os níveis de glicose sérica – a glicemia – dentro dos padrões normais.

Cenoura –   Muito rica em vitamina A, possuí  bons níveis também de vitamina K, B8, C e K. Destaca-se também o ácido fólico, potássio, Ferro,Cobre e Manganês. Ricas em betacaroteno que protege contra a degeneração ocular e a catarata, ação antioxidante, anti-séptica, o consumo regular de cenoura atua na redução dos níveis de colesterol. Atua na redução da gordura do fígado e liberação das toxinas do corpo.

Cuscuz – Muitos benefícios, grande quantidade de nutrientes, previne infecções virais e bacterianas e estimula  sistema imunológico. Possui relevante teor de vitaminas e minerais incluindo o  Selênio, Tiamina, niacina, Ácido Fólico e Manganês, Potássio. Outro ponto que merece destaque para a proteína vegetal do cuscuz, é tão benéfica para o organismo quanto a animal porém mais magra.

Mel – Da cor de ouro, versátil e delicioso o mel tem muitas qualidades, entra elas podemos citar: anti-séptico, antioxidante, auxilia a fortalecer o sistema imunológico, anti reumático, expectorante e calmante.

 

Fundadora do Diário

error: Conteúdo protegido