Saúde

Sou Dino – Portador do Circovirus

14 de agosto de 2016

Publicado por:

Sou Dino – Portador do Circovirus

Muitos aspectos são importantes ao comprar uma ave, entre eles, sua origem. Após a etapa de pensar sobre os prós e contras de se ter a ave, escolher qual a melhor espécie para você, a próxima etapa é pesquisar e escolher onde adquirir.

Um bom criadouro é fundamental, e particularmente prefiro comprar direto, nada contra os bons pet shops, que fazem uma quarentena correta, exames, já que recebem aves de vários lugares e na sua maioria ficam várias aves juntas na mesma gaiola.

Voltando ao criadouro, além de pesquisar os aspectos de autorização e manejo em dia junto aos órgãos, pesquise de quem comprou, se a ave chegou bem ou se teve algum problema.

Se já comprou, por melhor que seja o criadouro, assim que receber, já marque uma visita no seu veterinário de confiança, como estamos falando de psitacídeos, solicite fazer o painel completo de exames para psitacídeos. Os bons criadouros geralmente dão uma garantia entre 15 a 30 dias após a compra, reclamar depois disso é falha sua. Aves doentes podem trazer sérios para outras aves e para sua família.

Vejam o depoimento de Ahmad Anka da página Diário das Minhas Aves (https://www.facebook.com/diariodasminhasaves/?fref=ts)

Olá amigos!

Antes de começar o depoimento gostaria de deixar claro que Dino não é minha ave, é a ave de uma parente minha.

“Dino é uma ave da espécie Ring Neck, foi comprado de um criador há 10 meses mais ou menos. Aparentemente era um filhote saudável e não tinha doença alguma. Até que algumas de suas penas começaram a cair.

                      

Ele se coçava e as penas caíam facilmente, mesmo não estando no período de muda. Algumas penas voltavam a nascer, porém nasciam fraquíssimas e acabavam caindo novamente. Dino chegou ao ponto de não ter mais penas de voo nem penas do rabo, fazendo com que ele caia frequentemente por não poder planar. Dino caía tanto que uma hora se cortou na região da cloaca. Foi levado ao veterinário, que  teve que colocar pontos na região do corte.

Sobre a queda frequente das penas,o veterinário já tinha a sua suspeita, mas era necessário fazer um exame para poder afirmar com total certeza. Uma semana depois, o resultado do exame saiu positivo para Circo Vírus.

Este é um vírus INCURÁVEL e EXTREMAMENTE transmissível para outras aves, que faz com que as penas da ave caiam e NÃO nascem mais. Se nascer alguma pena nova, ela é extremamente frágil!

                   

A doença afeta o bico também, podendo ocorrer a sua própria queda, porém na espécie Ring Neck o bico não é afetado. Além das penas e do bico, o vírus influência na imunidade da ave, ou seja, temos sempre que manter a imunidade alta nas aves com este vírus. Como? Sempre mantê-lo aquecido, alimentação saudável, não passar por estresse, não pegar vento, … ; Com a imunidade baixa a ave fica susceptível a ser atacada por várias outras bactérias, e podendo ter problemas no fígado!

Dino certamente veio com este vírus diretamente do criador IRRESPONSÁVEL ,já que NUNCA teve contato com outras aves depois que veio para sua casa.

Além de tudo isso,ter uma ave com este vírus impossibilita você de ter outras aves, pois as outras pegarão o vírus também”

Sobre a doença:

Conhecida popularmente como doença do bico e das penas esta é uma das mais comuns e importantes doenças infecciosas dos psitacídeos. O agente etiológico é um circovírus, atinge animais de todas as idades, sendo os mais jovens mais suscetíveis, podem ter um longo período de incubação, apresentando sinais clínicos anos após a exposição.  A transmissão se dá através da ingestão ou inalação de partículas virais presentes no pó das penas, fezes e secreções do papo. As partículas virais podem ser transmitidas também através de roupas e outros objetos. Aves com  infecção latente excretam o vírus para o ambientem, estes por sua vez são resistentes à maioria dos desinfetantes, permanecendo viáveis por um longo período de tempo. Os principais sintomas são deformações,  queda e o aparecimento de penas de cor diferente, ocorrendo também lesões no bico e garras. Provoca também um quadro de imunossupressão, predispondo a outras doenças secundárias, depressão ,fraqueza,diarreia e o quadro conhecido como peito seco, pode assim levar a ave a óbito.O diagnóstico definitivo é feito em laboratório através de exame de sangue e penas afetadas, com um teste de PCR.

A história do Dino fica como um alerta a todos para sempre procurarem um bom criadouro, responsável e com boas referências.

Fundadora do Diário

error: Conteúdo protegido