A picada de Abelha pode ser fatal para seu papagaio
Importante dizer que não é comum o ataque de abelhas, porém, uma ou um enxame, se decidirem atacar podem matar seu papagaio. As consequências vão variar dependendo da quantidade da picada, se seu animal é alérgico, em que local foi a picada e o tipo de abelha. O fato de estarem presos em gaiolas ou viveiros piora o quadro já que não conseguem fugir se tornando vítimas fáceis. Já vimos relatos de criadouros que sofreram ataques e perderam várias aves por este tipo de acidente.
Reações
-Inchaço
-Dor
-Vermelhidão
Picadas Múltiplas podem ocasionar
Inchaço, dor, vermelhidão, mau funcionamento cardíaco e colapso circulatório.
Aves Alérgicas
-Convulsão
-Vômito
-Coceira
-Diarreia
-Dificuldade respiratória
-Morte
Como agir
Em caso de picada não tente retirar o ferrão, isso pode acabar injetando o veneno que fica na bolsa. Leve a ave imediatamente a um médico veterinário.
Como prevenir
Se observar abelhas no ambiente em que fica sua ave, retire a ave com calma, sem movimentos bruscos ou barulho, eles podem agita-las. Com sua ave em local seguro e protegido, procure pessoa especializada para retirar a colmeia.
O caso do lourinho do vídeo
A tutora foi sensível e rápida no raciocínio, isso salvou a vida do papagaio.
Ela viu o papagaio na árvore como fica de costume, porém ele balançava muito a cabeça e com uma espécie de vômito saindo do bico, logo ela ligou o fato as abelhas que tinha percebido rondando o local mais cedo.
A agilidade de levar imediatamente ao médico veterinário também foi fundamental para salva-lo, já que conforme o vídeo ele já apresentava inchaço, dificuldade em respirar e vômito.
Foi feito o protocolo com medicamentos para cortar o efeito do veneno.