Alimentação

Inclua Mamão no cardápio da sua ave!

27 de abril de 2016

Publicado por:

Inclua Mamão no cardápio da sua ave!

Uma alimentação equilibrada, variada e saudável é o melhor caminho para evitar doenças. Conhecer os alimentos e suas propriedades é importante para que possamos  nutrir e fortalecer o organismos das nossas aves. Hoje vamos trazer o Mamão como estrela,  muito saudável e saboroso, normalmente faz parte do café da manhã dos humanos, porque não introduzir na alimentação de nossos amiguinhos de penas, eles vão adorar e agradecer. Suas propriedades medicinais e nutritivas  vão desde a combater o envelhecimento celular a melhora da digestão e combate a parasitas, rico em diversas vitaminas e sais minerais, vamos conhecer mais sobre o mamão:

Entre suas propriedades nutricionais podemos destacar a Riboflavina é um nutriente importante no auxílio da produção de energia porque ele ajuda a quebrar carboidratos, gorduras e proteínas, e os transforma em energia; O cálcio importante na formação óssea; O ferro é fundamental para a vida e atua principalmente fabricação das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo; Potássio é necessário para diversas funções do seu corpo, especialmente os batimentos do coração; A vitamina C é combate infecções, reduz o nível de triglicerídeos e de colesterol e fortalece o sistema imunológico; Vitamina E que é um poderoso antioxidante. 

Proteção dos Olhos, Muito rico em betacaroteno atua em conjunto com os carotenóides luteína e de zeaxantina, protegendo assim, contra a luz azul de alta intensidade, atua na redução da degeneração da mácula (retina responsável pela visão) e prevenção da catarata, as aves sofrem também desse mal.

No Combate ao Câncer , é rica em carotenóides e licopeno, que são os agentes que combatem o câncer.

As sementes atuam como Anti Parasitário,  forneça o mamão com as sementes, contêm carpaína que comprovadamente pode matar vermes parasitas e amebas; também ajudam a manter níveis altos de enzimas digestivas, assim o ambiente gastrointestinal fica menos propício à aparição de vermes e bactérias; Tem propriedade desintoxicantes do fígado. Podemos citar também sua propriedade anti-inflamatória, cicatrizante, calmante e diurética.

O mamão pode ser consumido in natura, porém se sua ave não gosta de consumir esta fruta em especial, você também pode secar as sementes e triturar para ser consumida em forma de farinha. Outro ponto que merece destaque é que apesar de ser excelente, não podemos desprezar a característica laxante do mesmo, desse modo, pode ser consumido de forma regular porém moderada quando se trata de aves, já que a mesma já tem um trato digestivo rápido, o excesso pode levar a perda de peso.

Fundadora do Diário

error: Conteúdo protegido