Saúde

À prova de aves

31 de julho de 2016

Publicado por:

À prova de aves

As aves são, geralmente, menores do que os seres humanos e outros animais de estimação, e, portanto, são mais vulneráveis aos perigos do ambiente. Os locais frequentados são particularmente importantes para os psitacídeos, visto que eles são curiosos, escaladores ágeis e tendem a mastigar objetos. Dessa forma, deve-se prestar atenção aos objetos, alimentos e locais que as aves têm contato frequente, tentando aumentar a segurança dos animais em questão.

AMBIENTE DOMÉSTICO

  • Banheiros: estão entre as fontes mais comuns de perigo relacionadas com a água. As aves podem cair em banheiras, pias, bacias, baldes e vasos sanitários, podendo sofrer graves lesões e/ou se afogar.
  • Cabos elétricos: o isolamento elétrico pode ser removido caso o cabo seja mordido, podendo causar eletrocussão. Este perigo é evitado por meio da cobertura de todos os cabos da casa, ou manter a ave longe deles.
  • Janelas, espelhos, portas e vidros: algumas aves gostam de ficar no topo da porta, se a porta for fechada rapidamente, o animal pode ficar ferido. Espelhos são muitas vezes confundidos como lugares para escapar, e uma forte colisão pode resultar em lesões. Vidros transparentes, em geral, não são visualizados pelas aves, as quais podem colidir com os objetos e sofrer lesões.
  • Impurezas no ar: o sistema respiratório das aves é muito vulnerável a impurezas no ar, que podem vir de fumaça de cigarro, monóxido de carbono, velas perfumadas, incenso e aerossóis em geral. Ter atenção em especial aos produtos químicos utilizados nas proximidades da ave, desde água sanitária até perfumes fortes.
  • Plantas: algumas plantas são extremamente tóxicas para as aves. Evite tê-las no ambiente em que a ave vive. A toxicidade de uma planta depende da espécie da mesma, a quantidade de planta ingerida pela ave e também pela espécie da ave em questão. Deve-se verificar com um veterinário quais plantas são tóxicas antes de obter uma ave.
  • Superfícies quentes: algumas aves são atraídas para as chamas brilhantes ou lâmpadas, o que as torna mais propensas a estes perigos. Evite que os animais estejam perto de água, comida e óleo fervendo, lareiras, lâmpadas quentes, velas acesas e qualquer objeto ou superfície quente que possa causar queimaduras graves.
  • Medicamentos: evite deixar medicamentos em locais que a ave tenha acesso. A curiosidade pode fazer com que ela mastigue e tenha quadros de intoxicação ou overdose.
  • Outros animais: embora alguns animais de diferentes espécies consigam conviver em harmonia, a interação deve ser sempre supervisionada. O instinto frequentemente falará mais alto em animais predadores, como cachorros, gatos e furões.
  • Panelas antiaderente (Teflon): a causa da morte por intoxicação após a utilização de panelas antiaderentes é o politetrafluoretileno (PTFE), um produto químico utilizado na fabricação de revestimentos antiaderentes industriais. Quando sobreaquecidos, a combinação resultante de partículas e gases a partir da superfície da panela é extremamente tóxico, mesmo inalado por um curto período de tempo. PTFE torna-se perigoso quando a superfície é aquecida mais 202 °C. Outras fontes de PTFE incluem ferros de passar e torradeiras.
  • Pintura: em alguns dos edifícios mais antigos, aqueles construídos antes de 1970, a pintura pode incluir certa quantidade de chumbo, que pode ser perigoso para as aves e outros animais caso seja ingerido.

 GAIOLAS

Geralmente, as aves passam a maior parte do tempo dentro ou próximo a sua gaiola. Portanto, é imprescindível que o ambiente seja totalmente adequado para a sua espécie.

  • Metais: a exposição a metais como chumbo, zinco ou estanho pode causar intoxicação por metais pesados em aves. Portanto, deve-se saber a composição de todos os materiais utilizados na fabricação da gaiola.
  • Espaçamento das barras: dependendo do tamanho do espaçamento, a ave pode ter sua cabeça presa entre as barras e ferir seu pescoço. O espaçamento das barras da parte inferior da gaiola também deve ser levado em consideração quanto ao tamanho das aves, visto que as mesmas podem cair e ficar presas.
  • Brinquedos e outros acessórios: evitar objetos que tenham sido tratados com produtos químicos perigosos ou metais, tenham risco de aprisionamento e possam ser desmontados ou quebrados (a não ser que tenham sido desenvolvidos para essa finalidade).

ALIMENTOS

A cozinha pode ser o paraíso para as aves. Há vários alimentos acessíveis que podem ser destruídos em questão de minutos, por isso, deve-se dobrar a atenção para não permitir que as aves ingiram alimentos não adequados.

  • Alimentos gordurosos, com alta concentração de açúcar ou sal, chocolate e café são tóxicos para as aves.
  • As aves não devem ingerir bebidas alcoólicas.
  • Abacate, cebola, sementes de maçã, leite e produtos lácteos não devem ser fornecidos.
  • Os alimentos que contêm alta concentração de ferro pode ser tóxico para certas espécies, tais como tucanos, e, em menor extensão, a lories.

É válido salientar que dietas exclusiva de sementes não são saudáveis para a maioria das aves de companhia, ao contrário da crença popular. A maioria das sementes são ricas em gordura e pobre em nutrientes (particularmente girassol),  podendo levar à obesidade e/ou desnutrição.

                Além de tudo o que já foi citado aqui, há vários outros fatores que podem causar acidentes no ambiente doméstico. Deve-se, portanto, supervisionar as aves que estão soltas pela residência, procurando proporcionar o ambiente mais adequado possível.

Carolinne Dantas – Estudante de Medicina Veterinária
Presidente do Grupo de Estudos em Toxicologia e Farmacologia Veterinária da Universidade Potiguar
Administradora, designer e redatora do Diário de Um Papagaio
E-mail: carolinnedantas@gmail.com
Facebook: fb.com/DantasCarolinne

Instagram: carolinnedantas

 

 

 

Fundadora do Diário

error: Conteúdo protegido