Saúde

Queimadura em Aves

2 de agosto de 2016

Publicado por:

Queimadura em Aves

Acidentes domésticos são bem mais comuns do que supomos, a queimadura é um dos acidentes mais comuns, e normalmente o tutor não sabe como agir antes de chegar no médico veterinário. Importante frisar que este tipo de acidente pode ter graves consequências, normalmente é bem dolorido, não tente utilizar receitas caseiras, procure sempre a ajuda de um profissional especializado em aves.

Ainda é rotineiro tutores que buscam ajuda nas redes sociais, insistem em receitas caseiras e acabam por agravar o caso ou levar a óbito. Nunca esquecemos desse caso:

 

TIPOS DE QUEIMADURAS

CHOQUES ELÉTRICOS

Em caso de choque elétrico nosso primeiro impulso é puxar ou tocar na ave para ajudar, isso jamais deve ser feito, ao tocar em uma ave sofrendo eletrocução a corrente passará através dela e tomaremos choque também, o que fazer nestes casos:

  1. Verifique se a ave não está em contato com a fonte de energia;
  2. Se estiver tente desligar essa fonte;
  3. Caso não seja possível tente fastar a ave do condutor elétrico utilizando um galho seco ou outro tipo de material não condutor de energia.
  4. Peça para alguém ligar para seu médico veterinário ou ligue, enquanto isso verifique se a ave está respirando e o coração batendo.

 Se sua ave levou um choque apenas, sem ficar em estado grave, é necessário verificar se não houve outros danos, o susto do choque ou a corrente pode arremessar a ave e causar fraturas, pode ocorrer também parada cardíaca, pode ocorrer necroses musculares em regiões afetadas, enfim, sempre após um choque, mesmo que a ave pareça estar bem, bom ficar em observação e se notar algum comportamento estranho levar no medico veterinário.

 QUEIMADURA COM FOGO

Como as penas são altamente inflamáveis e a pele da ave muito fina, rapidamente pode ter consequências bem graves, inclusive pela fumaça. Envolva rapidamente a ave numa toalha molhada.

 QUEIMADURA COM LÍQUIDOS

 Em caso de queimadura com líquidos quentes ou ácidos lave o local  por uns 10 minutos em água fria corrente, isto vai baixar a temperatura e dar alivio momentâneo. Prepare a ave imediatamente para ir para o veterinário:

  1. Não passe nada, nem pomada, manteiga,,creme dental, estes produtos funcionam como isolante, aumentando a temperatura e ampliando a dor;
  2. Cubra o local com gazes embebidas em soro fisiológico, nunca utilize toalhas ou tecidos com fiapos que possam agarrar na ferida;
  3. Alguns casos formam bolhas rapidamente, nunca tente estourar, isso pode contaminar o local e abrir portas para infecções agravando bastante o caso;
  4. Não coloque gelo na queimadura, o gelo também queima e a pele já está lesionada;
  5. Não tente limpar, esfregar ou retirar sujeira ou detrito da área, muitas vezes está agarrado em alguma estrutura importante e ao puxar pode ser danificado;
  6. Não forneça nenhum medicamento sem antes falar com seu veterinário;
  7. Ligue para seu médico veterinário.

Nesses casos o tempo é fator determinante para salvar a ave, não desperdice procurando orientação com leigos, isto pode custar a vida da sua ave. Queimaduras mais sérias costumam ser graves, exigindo tratamento intensivo através de internação, antibióticos, hidratação, curativos frequentes e controle da dor.

Ao Ligar para seu médico veterinário ele lhe dará todas as instruções de como proceder para transportar sua ave. Caso não consiga contato, coloque a ave em uma caixa de transporte quente e escura para que a ave não se estresse, uma garrafa pet com água morna enrolada em um pano grosso ou toalha para não ter contato direto com a ave é uma boa solução nestes casos, ela deverá aquecer  a caixa sem encostar e queimar a ave e siga para um centro de urgência veterinária.

Supervisão Técnica do Texto: M.V Eduardo Lázaro – CRMV – ES 1935
www.silvestres.com.br
Contato: (27) 99791-4263      eduardo_lfs@yahoo.com.br

 

Fundadora do Diário

error: Conteúdo protegido