Saúde

A incrível estrutura das penas

12 de junho de 2016

Publicado por:

A incrível estrutura das penas

Empada Diário de Um Papagaio[/caption] As penas são consideradas as mais complexas estruturas de queratina encontrada nos vertebrados, as quais são encontradas nas aves em inúmeros formatos e cores . Vale ressaltar que apesar de aparentemente a pena recobrir todo o corpo da ave ela nasce em lugares determinados, intercalando com áreas conhecidas com aptéricas (sem penas). Possuem como principal função o voo, manutenção de calor e impermeabilidade, processo de côrte, defesa, e agressividade. Anatomicamente as penas são formadas de:

• Cálamo – É a parte oca que fica inserida na pele ;

• Raque – É a parte central o “eixo da pena”;

• Barbas – São os “raminhos” das penas, que estão presos à raque;

• Bárbulas – São as pequeninas ramificações das barbas que se encaixam produzindo o efeito fechado da pena através dos Hamuli. Hamuli – São ganchos presentes nas bárbulas.

   

O ato de arrumar as penas é primordial no comportamento das aves pois somente as aves através do movimento dos bicos nas penas conseguem entrelaçar as bárbulas conseguindo o efeito perfeito de fechamento das penas. A coloração das penas é determinada por dois fatores a deposição de pigmentos e absorção do reflexo da luz.

Penas são um reflexo da saúde do animal, animais com distúrbios hepáticos, alimentação desbalanceada, alterações bacterianas, fúngicas e virais demonstram claramente na apresentação das penas. Após o tratamento adequado muitos animais que possuem condições ruins de penas demonstram alteração muito marcante de melhoria. Em caso de alterações nas penas procure a orientação de um medico veterinário.

Não podíamos encerrar a matéria sem acrescentar o caso do papagaio Kiko.

Há meses atrás recebemos contato de uma proprietária pedindo orientação sobre alimentação, como sempre, perguntamos qual alimentação estava sendo fornecida, e gosto também sempre de pedir foto ou vídeo da ave. Logo ao abrir a foto já percebi pela plumagem da ave que alguma coisa estava errada, pelo aspecto feio de sua plumagem: penas arrepiadas, manchadas e cores apagadas.  Ao verificar a alimentação fiz as correções e indiquei procurar um médico veterinário especialista em aves, aqui é um ponto muito importante. Muitas vezes corrigir a alimentação não é o suficiente, sendo essencial visita ao veterinário, se o sistema hepático da ave estiver sobrecarregado ou com alguma doença, a correção da alimentação não será suficiente, então nossa orientação é sempre procurar seu médico. 

Depois de alguns meses, recebemos esta linda mensagem da proprietária.

Mensagem da Proprietária Adna Maria Fernandes: “Bom dia! Olha só amiga como meu filho amado Kiko esta cada dia mais lindo, falta só mudar a plumagem na parte de cima a de baixo esta tão linda, está mudando, tá cheio de penas nascendo, dói tanto que quando tocamos na que esta nascendo logo ele grita. Devo isso a você!!! Aos seus conhecimentos, as suas dicas e informações. Muito obrigado Deus abençoe você cada dia mais para continuar por muitos anos esse trabalho tão lindo, as aves te agradecem.”

Nem parece o mesmo papagaio, mas por incrível que pareça é o mesmo, leva tempo, ainda tem manchas escuras nas asas, e periodicamente visita o medico para acompanhamento, a alimentação hoje é adequada a um papagaio. Se colocarmos as duas fotos juntas é mais visível a incrível mudança.

M.V.Elisa Tiberio (Zoo Garden) e Adna Dantas (www.diariodeumpapagaio.com.br) Contato : https://www.facebook.com/zoogardenvet/?fref=ts

Leia Também: Cárdapio Diário de Um Papagaio

Fundadora do Diário

error: Conteúdo protegido