Adoção de Papagaio Adulto – Tira Dúvidas
Se tem uma coisa que me deixa feliz é quando vejo um tutor pesquisar, ler, se informar sobre os melhores cuidados para seu pet. O maior motivo de idas de aves pet ao veterinário, sem medo de errar, 95% as causas são por erro de manejo do tutor.
Deixo aqui o e-mail com várias dúvidas desse novo tutor de ave que vai estrear cuidando de um papagaio já adulto.
Olá Adna, tudo bem?
Antes de mais nada, parabéns pelo seu canal, pelo sucesso que está fazendo e pelo excelente trabalho.
Não tenho um papagaio, mas meus sogros tem um. Não sabem o sexo, ele tem mais de 40 anos e sempre viveu preso em gaiola. Muito bravo nunca teve contato com ninguém, bicava com muita agressividade todos, inclusive minha sogra que sempre o alimentou.
Em maio deste ano, o papagaio ficou doente e acabou vindo para minha casa para minha esposa cuidar. Nesse processo acabei tendo mais contato com o animal e comecei a pesquisar, acabei conhecendo seu canal.
Parabéns pelo seu trabalho. Muito bom !!
Eu particularmente tive alguns problemas com o papagaio, de ele me machucar mesmo, mas acabamos nos acertando e hoje já temos muitos avanços. Quando ele está na minha casa ele fica solto, anda pela casa toda.
Acho que você já conseguiu ter uma ideia do situação. Minhas perguntas:
1- O papagaio só não me bica, todas as demais pessoas, inclusive minha esposa, ele parte para cima para bicar. Fica encurralando minha esposa e só não bica porque ela usa um jatinho de água como reforço negativo, daquele borrifador de cabeleireiro. Não sei o que fazer. Já tentamos agradar, ganhar a confiança, comigo foi, mas com ela está bem difícil. Que dica você pode dar?
2 – Descobrimos que ele adora, mas adora muito mesmo vídeos de papagaios falando, quando colocamos um celular com esses vídeos ele para de comer para assistir. E fala gostoso, dá para perceber como fica contente. Controlamos o tempo porque tudo de mais faz mal, mas surgiu as dúvidas: ele pode estar sentindo muita solidão e os vídeos podem ser o contato dele com outros da espécie? Ele fica muito perto da tela, ele enxerga algo ou vai mais pelo som?pode fazer mal?
3 – Apesar de ter uma boa relação comigo, ele sempre faz uma dancinha quando vou interagir com ele, tem algum significado? Ele fica no meu pé mas não vem na minha mão. Quando o pego, ele não bica, consigo colocar no ombro, mas não vem na mão. Falta confiança?
4 – Ao usar o aspirador de pó, ele estando solto no chão, ele abre as asas e parte para cima do aspirador, eu sempre achei que ele era muito medroso devido a sempre estar preso, mas não parece essa ser a atitude de medo. Não preciso me preocupar ou é um sinal de agressividade, ou seja, nunca posso confiar nele? Outro dia ocorreu uma situação triste, ele estava solto assistindo o celular, quando passou do lado a tia da minha esposa (ela já tinha passado diversas vezes neste dia). Ele vôo no peito dela e começou a bicar a braço dela do nada. Ela manteve a calma, colocou ele perto da gaiola e depois de várias bicadas ele passou para a gaiola. Perdeu a confiança ou não?
Bem, acho que já está muito grande desse e-mail. Se puder me responder eu agradeço. Tentei procurar no canal mas não encontrei a resposta das minhas dúvidas.
Parabéns novamente
#Comocuidardepapagaio #diariodeumpapagaio