Saúde

Colar Elizabetano e o Stress

27 de julho de 2016

Publicado por:

Colar Elizabetano e o Stress

Pergunta de Juliana Fonseca:

“Gente meu lindinho tá começando a arrancar penas. Das asas e do peito. Ele tá com quase 8 anos. E agora todos em casa começamos a trabalhar. Não sei se é porque ele está ficando muito sozinho mas eu acho que sim. Porém ele tem uma super área pra brincar e é só dele. Vive roendo todos os toquinhos de madeira que damos a ele. Montamos uma escalada pra ele poder comer. A gente dá frutas além da semente. A extrusada ele quase não come. Minha mãe acha que ele vai morrer de fome e da painço e girassol. Mas na maioria do dia fica a extrusada. Vocês têm algum conselho??? Estamos tentando improvisar um colar elisabetano. Mas pra passarinho eu nunca vi. Coloquei um copo plástico e fiquei com medo de machucar.”

Papagaio Responde:

Bem Juliana agradecemos o contato, vamos tentar responder por partes.

Inicialmente o que mais me preocupou foi referente ao uso do colar elizabetano sem orientação de um especialista.

“O Colar Elizabetano não é tratamento, é uma ferramenta auxiliar do tratamento.”

Isto significar que colocar um colar sem tratar a causa poderá agravar o quadro e ampliar o sofrimento da ave, levando a graves consequências, exemplificando, vamos supor que seja um parasita ou fungo, e esteja coçando e incomodando, leve o exemplo pra você e se imagine com coceira e não levassem você no médico, apenas amarrassem suas mãos para evitar que coçar, isso é crueldade.

A causa do arrancamento pode ser sim pela falta das pessoas, aves vivem em bandos, pode ser que trazendo outra para fazer companhia resolva. Porém o correto a se fazer é levar no medico veterinário especialista em aves para descartar possíveis causas físicas como fungos, parasitas e outras doenças. Se não for físico precisa descobrir o que está causando o arrancamento para realizar a correção.

O arrancamento em aves é bem sério, e não adianta ficar no palpite, ou tentando várias coisas que ensinam.

A ida ao médico veterinário vai ajudar também na correção da alimentação,que deve ser rica e variada, girassol e painço tem baixo valor nutricional e muita gordura, pode agradar o paladar, mas não está nutrindo.

Esta é outra diferença que precisamos desmistificar, a diferença  entre comer e se alimentar, comer é o ato de ingerir, e ingerir podemos até comer papel, flor. Alimentar-se significa prover o corpo de coisas que nutrem e fornecem o que nosso organismo necessita para funcionar corretamente.

A ração extrusada incha dentro do papo, sacia mais rápido a fome e nutre, como comem muito menos que a semente, dá a impressão ao dono que não estão comendo.

Importante também destacar que casos de arrancamento de penas, quando não tratados, algumas aves se viciam em arrancar e o problema pode se tornar crônico, como também por tempo prolongado, pode danificar os bulbos e não voltar a nascer. Se posso lhe dar um bom conselho é marque um veterinário especialista em aves o mais rápido possível.

Fundadora do Diário

error: Conteúdo protegido