Saúde

Como os Papagaios Enxergam?

30 de janeiro de 2019

Publicado por:

Como os Papagaios Enxergam?

Quem nunca parou para pensar como a ave consegue voar com os olhos abertos com todo aquele vento, poeira e água (quando está chovendo) e mesmo assim se orientar através do campo visual, pois é, não é mágica, algumas espécies tem seu olho equipado com uma membrana conhecida como a Terceira Pálpebra ou Membrana nictitante, na verdade trata-se de uma dobra da conjuntiva. Sua função é basicamente proteger o globo ocular, funcionando como um verdadeiro para-brisas já que além da proteção oferece também a limpeza e lubrificação.

Para as aves a lubrificação do olho é de grande importância já que o vento durante o voo tende a provocar o ressecamento da retina. Em resumo essa brilhante obra da natureza funciona assim: O músculo retrator do bulbo indiretamente a exterioriza quando se contrai e arrasta o bulbo ocular para trás, com o encurtamento do espaço a prega (membrana) se projeta deslocando-se no sentido do ângulo ocular lateral, ao fazer isso, durante este trajeto ela lubrifica e arrasta os corpos estranhos que possam estar no local.

A incrível maquina que são os olhos de um papagaio não se limita apenas a essa membrana, eles também têm visão ultravioleta, ou seja, enxergam uma paleta de cores muito maior que o ser humano e enxergam até 10 vezes mais que um mamífero.

A visão é muito importante para um papagaio, é um dos órgãos sensoriais mais usados e adaptados as suas necessidades em vida livre, desde conseguir facilmente através das cores identificar plantas e frutos venenosos, a reprodução fazendo o reconhecimento sexual através da visão e identificar de longe possíveis predadores e outros perigos.

Importante dizer que eles também sofrem de doenças oculares comuns ao humano como infecções, inflamações, doenças bacterianas e algumas que vem com a idade como degeneração, glaucoma, nesses casos nunca tente utilizar nenhum tipo de colírio sem orientação de um Médico Veterinário especialista em animais silvestres e exóticos, alguns colírios disponíveis no mercado causam cegueira se aplicados na córnea da ave.

Quem não viu o vídeo nele mostramos a membrana sendo acionada no olho do papagaio em câmera lenta.

Quem puder compartilhar agradecemos a ajuda!!!!

Fundadora do Diário

error: Conteúdo protegido