Alimentação

Como Tirar o Papagaio da Papa

6 de julho de 2020

Publicado por:

Como Tirar o Papagaio da Papa

Dar papinha a um bebê de penas é bem especial, é lindo ver o som que fazem e te garanto, vamos sentir saudade do barulhinho de filhote que fazem pedindo comida. Criamos um vínculo com eles nessa hora, sim, claro sim, mas é um erro acreditar que é a única forma ou que seja impossível amansar ou criar vínculo com uma ave já desmamada, afinal, o vínculo se fortalece e estabelece com a convivência e manejo diário.

Mas a nossa conversa de hoje é sobre a próxima etapa que é o desmame do filhote. E o que é o desmame?

É o processo que leva uma ave de um estágio de total dependência dos pais e/ou de outros membros mais velhos do bando para a independência em termos alimentícios. Para esta nova fase é necessário preparo, planejamento e informação.

-Preparação psicológica

Tanto a ave, quanto o tutor, precisam estar preparados para essa quebra, principalmente o tutor, na maioria das vezes a ave segue o curso da natureza e o tutor tende a segurar ela, muitos tem dificuldades de deixar a papa, gostam de tratar a mão e esse momento supre alguma necessidade mais do humano do que fisiológica da ave. Costumo dizer que não deixam a ave crescer e o que aparentemente não tem problema nenhum, ao longo do tempo traz consequências para a ave.

-Informação sobre o tempo certo e quando iniciar.

A natureza é perfeita, e o tutor deve ter sensibilidade para perceber seus sinais, sabemos que a hora chegou quando eles tomam cada vez menos a cada mamada e começam a recusar, voltando sua atenção para outras coisas.

Não se deve comparar o tempo de desmame entre aves selvagens e as pet, os aspectos de trato e alimentar são bem diferentes.

Há também diferença entre o tempo por espécie e porte da ave, algumas espécies são particularmente mais demoradas como as cacatuas, assim como quanto maior a ave mais demorado é o desmame.

 

Média de Desmame

Papagaios Amazonas – entre 3 e 4 meses

Jandaias – entre 1,5 a 2,5 meses

Araras – Entre 4 a 6 meses

Papagaio do Congo – entre 3 e 4 meses

Calopsitas – 1,5 a 2 meses

Cacatuas pequenas – 3,5 meses

Cacatuas Grandes – 4 a 5 meses

Marianinhas – de 1 a 3 meses

Periquitos – 1,5 meses

Ararinhas – entre 2,5 a 3,5

-Planejamento

 

Sempre adoto um cronograma baseado em etapas de sete dias para que o organismo da ave vá se acostumando sem sentir um grande impacto, usando meus papagaios como exemplo, chegaram com dois meses e meio e tomando três papas ao dia, 30 ml por vez.

A pesagem é uma etapa importante, a ave perde peso nesse período, uma média de 10 a 20% do peso e isso depende da espécie e do porte da ave, as maiores perdem o percentual maior, perdas muito maiores que isso podem significar algo errado, hora de procurar o médico. A pesagem da ave deve ser feita antes da primeira papa do dia, criar uma planilha com data, peso, e volume ofertado de papa.

Primeira semana de desmame – Reduz o volume de papa para 20ml, corta a papa do almoço, muda da seringa para colher e já inclui na papa, pequenos pedaços de frutas moles como banana, cenoura ralada, coco ralado. Durante o dia deve ficar no viveiro ração extrusada, água, e já apresentar alimentos sólidos como brinquedos, quiabo inteiro, vagem, pedaço de milho, folhas escuras, a apresentação deve mesmo parecer um brinquedo, então pendurar em local acessível é desejável.

Segunda semana do desmame – Reduz o volume de papa para 15ml, corta a papa da manhã, além das frutas e verduras raladas ou picadas, coloca ração extrusada inteira para a ave ir se habituando com sabor e consistência da ração.

Terceira e última semana – Reduz o volume para 10 ml no primeiro e segundo dia, corta no terceiro e observa, algumas aves vão pedir, insistir, e o papel do tutor é oferecer a ração extrusada, nesse momento vale umedecer a ração, molinha e quente ela entra como uma alternativa aconchegante a papa, no quarto dia observa-se, e em alguns casos se a ave fica muito estressada vale dar um pouco da papa.

Como dito anteriormente é normal a perda de peso nesse período, após o período de desmame, e já se alimentando normalmente de sólidos ele volta a ganhar peso já que além de voar ainda estão crescendo, esse peso se estabiliza,  não espere mais ver aquele filhotinho roliço com um papo enorme, ele fica mais esbelto e o papo volumoso some.

 

Consequências Do Desmame Tardio Ou Mal-Sucedido

 Assim como ocorre com outras espécies o desenvolvimento psíquico obedece a etapas, quando alguma delas é queimada ou mal feita isto traz consequências físicas e/ou comportamentais.

Não se pode forçar o desmame, mas sim conduzir, se preparar e entender que é natural, que quando prontos e a ave começa a recusar comida elas não estão sofrendo, não vão morrer, só precisam ficar leves para voar

Quando o desmame é mal conduzido ou leva mais tempo que o necessário, no aspecto comportamental podem ocorrer casos de agressividade, bicadas excessivas, aves medrosas, inseguras. No aspecto físico podemos citar o uso de fórmulas para filhotes por uso prolongado pode afetar o sistema renal, dificuldade de deglutição por uso prolongado de sondas, infecções, atraso no desenvolvimento motor (aprender a manipular alimentos com o pé).

 

 Nunca Faça Com Uma Ave em Processo de Desmame

 Não force a alimentação, além dos danos psicológicos e sociais que a quebra da confiança causa por essa prática, corre o risco de a ave aspirar o líquido desenvolvendo complicações respiratórias ou até se asfixiar indo a óbito.

Não apare as penas do filhote até que ele esteja se alimentando sozinho e o suficiente. Neste período a ave está em pleno desenvolvimento de ossos, músculos e penas. Sempre que for tratar os filhotes o faça em ambiente fechado e seguro.

 

Aves Difíceis para Desmamar

-Saiba avaliar o comportamento da ave, se é uma recusa natural da comida ou se é doença, analise dentro do bico, cheiro, feridas ou crostas, aspecto das fezes.

-Teste misturas opcionais a papa, como purê de frutas ou vegetais, sempre incluindo pedaços inteiros e ração extrusada dentro e em pouca quantidade, para que a ave tenha nutrição, mas ainda fome para aceitar outros alimentos.

-Oferecer a ração extrusada amolecida com água morna costuma facilitar a transição, mas lembre-se, assim que ela terminar de comer deve ser retirada, a ração umedecida tende a fermentar rápido e ficar inapropriada ao consumo.

– Use a criatividade, apresente as verduras e frutas em formato de brinquedos.

-Comer na frente da ave, sem oferecer, deixe que ela fique curiosa e se aproxime.

-Algumas espécies tendem a ser mais trabalhosas para desmamar como araras e cacatuas.

Fundadora do Diário

error: Conteúdo protegido