Coronavírus e as aves pet
Não existe ainda dados ou evidências de que pets, sejam eles aves, cachorros ou gatos, desenvolvam a doença ou transmitam o vírus.
As autoridades estão estudando e atentas ao comportamento do Covid-19 nos humanos e algumas espécies de animais, até o momento se tem registro de um cão em hong kong com resultado no teste positivo, porém ele não desenvolveu a doença.
Na contramão de centenas de pessoas infectadas no mundo, numa velocidade alarmante, não se tem até o momento nenhum registro de doentes ou mortes em massa de animais pelo Covid-19, o que na minha opinião pessoal parece uma esperança, já que o número de lares com animais é alto.
Apesar disso, como não se tem certeza de nada, cuidado e precaução nesse momento é fundamental, as orientações da OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) é que pessoas com suspeita ou positivas para o Covid-19 evitem contato com os animais.
Alguns cuidados devem ser adotados para se proteger e proteger seu PET.
-Evitar Visitas
-Evitar o acesso de outras pessoas a ave
-Evitar levar sua ave para lugares fechados ou aglomerados de pessoas
-Não entrar com sapato ou calçados em casa, uma opção é ter outro limpo na entrada para trocar pelo que veio da rua. Isso é importante já que muitos pets (aves, cachorros, gatos, etc.) andam e se deitam no chão da casa.
-Lavar as mãos ao chegar em casa e sempre antes de manusear a ave.
-Evite beijar a ave em qualquer parte do corpo.
-Não dê alimento da sua boca no bico da ave.