Saúde

Intoxicação em Papagaio e Outros Psitacídeos

7 de maio de 2019

Publicado por:

Intoxicação em Papagaio e Outros Psitacídeos

 

Talvez uma das grandes ilusões que temos como criadores de aves Pet, é acreditarmos que podemos dar um ambiente seguro e tranquilo, que eles não teriam se estivessem na natureza, afinal, em nossa casa podemos controlar questões climáticas como frio intenso, calor, vento, ataques de predadores, verificar os alimentos, água limpa, enfim, doce ilusão nossa.

Há bem da verdade nossa casa é um campo minado para eles, em todos os ambientes encontraremos incontáveis objetos, estruturas, móveis, substâncias que podem causar acidentes de leve até os fatais.

Isso não significa que não podemos ter aves pet, mas sim, que precisamos antes de trazer para nosso convívio ter a consciência que é necessário preparar o ambiente para recebê-los.

Materiais utilizados, tipo de tinta, tipo de móveis, utensílios, plantas, madeira, qual material de limpeza, fiação elétrica, lustres, enfeites, eletrônicos, decoração, estes são apenas alguns exemplos.

Vamos deixar uma lista que não contempla tudo, mas já lhe dá uma ideia:

Plantas e flores de jardim – uma grande variedade delas são tóxicas em vários níveis, desde causar vômitos até levar rapidamente a morte.

Madeira – Eles amam roer madeira, que seja galhos que você leve, que seja de moveis e objetos, algumas são tóxicas para eles, então importante sempre saber o tipo.

Produtos de Limpeza – Aqui o cuidado é tanto no acesso para que eles não engulam, como também uso no local já que pode dar doenças por contato na pele, produtos com odor forte podem intoxicar por aspiração ou irritar as vias aéreas. Nunca usar produtos que contenham amônia e hipoclorito de sódio.

Tabaco – Muito prejudicial para as aves que convivem com fumantes, entre os sinais que elas podem apresentar se expostas a inalação indireta ou direta constante são: Doenças respiratórias, rinite, dermatite e conjuntivite.

Fumaça de qualquer natureza – Uma queima de lixo, aquecedores a gás, fumaça de automóveis, fumaça de alimentos assando, queima de óleo de cozinha, plásticos e borracha queimando, terflon quando aquecido sem nada gera uma fumaça letal,substâncias liquidas ou sólidas queimando intoxicam a ave.

Metais pesados – Objetos em alumínio que as aves roem e muitas conseguem quebrar e até ingerir pedaços. Chumbo, zinco que são facilmente encontrados em arames, telas, brinquedos, bijuterias, chaves e uma variedade de objetos encontrados facilmente nas residências.

Tintas – Muitas aves roem paredes e objetos diversos, as tintas em sua maioria possuem substâncias tóxicas para as aves.

Cosméticos – Esmalte, acetona, cremes corporais usados em excesso que a ave consiga ainda lamber na pele, produtos para cabelos como alisantes, formol, os produtos de cabelo, assim como as maquiagens devem ser avaliadas, um inofensivo creme capilar pode conter substância tóxica, ou ter cheiro muito forte.

Perfumes – Alguns são tão ativos que provocam dor de cabeça e enjoo até nos humanos.

Repelentes e outros aerossóis – Isso inclui também aqueles colocados em tomada, os sprays e purificadores de ar.

Velas Perfumadas – Elas emitem no ar as substâncias químicas que contêm na sua composição, isso inclui também outros produtos como naftalinas.

Alimentos Tóxicos – Quando temos bichos pet em casa devemos pesquisar quais alimentos são tóxicos ou letais para eles, e caso faça parte do cardápio da família humana, garantir que os bichos não tenham acesso a eles, principalmente quando falamos de bichos que voam e muitos tem acesso livre a casa toda, então, não é raro bicho em estado grave porque achou abacate na fruteira e se fartou do alimento.

Produtos da Cozinha – Temperos, molhos, alimentos proibidos, pra resumir, a cozinha é praticamente um laboratório onde encontramos todo tipo de substâncias, então, não é lugar de bicho viver nem ficar.

 

Isso porque estamos nos concentrando aqui apenas nas substâncias tóxicas, se fossemos falar sobre todos os tipos de acidentes e riscos que nossa casa oferece iam ser folhas e folhas de matérias.

A intenção é que o tutor tenha noção do perigo que eles sofrem, e longe de querer causar medo, verdade seja dita, nem todo mundo sabe que o organismo das aves é bem mais sensível, absorve mais e mais rápido estas substâncias o que leva a quadros graves ou letais de forma rápida.

 

 

 

 

 

 

Fundadora do Diário

error: Conteúdo protegido