Criando Psitacídeos

Limpeza das Gaiolas

28 de abril de 2016

Publicado por:

Limpeza das Gaiolas

Higiene é requisito básico para uma boa saúde, restos de alimentos atraem moscas, roedores e outros insetos. Dejetos de fezes e urinas proliferam bactérias trazendo sérias doenças para as aves e para os humanos. Algumas doenças transmitidas pelas aves chegam afetar o sistema neurológico do ser humano trazendo graves consequências.

A Clamidiose é uma doença infecciosa causada por bactérias que afetam as aves, entre elas os psitacídeos como papagaios, araras, calopsitas, entre outros psitacídeos. A transmissão ocorre por via área através da inalação de pó contaminado por fezes, secreções respiratórias, penas contaminadas e também através do contato da boca do proprietário  e  o bico da ave, hábito muito comum entre os criadores pet. Algumas aves são portadoras de doenças, isto significa que  ela tem a bactéria no seu organismo, porém não apresenta sintoma.

Quando passam por situações que exigem mais do organismo e que venham a causar baixa da imunidade, por exemplo, período de reprodução, muda de penas ou stress, a doença se manifesta. O acompanhamento por um médico veterinário é extremamente importante, a ave deve estar com os exames anuais em dia, independente de apresentar sintomas de doença. Precisamos sair da cultura de só procurar um médico quando estamos doente, para a prática da medicina preventiva.

É importante também o acompanhamento médico já que muitos dos sintomas como diarreia, magreza extrema (peito seco), sonolência e problemas respiratórios são comuns em várias doenças de aves, sendo necessário exames para determinar a patologia e o tratamento correto para cada uma.

No ser humano, os sintomas podem ser confundidos com outras doenças comuns em humanos, dificultando assim o diagnóstico, importante sempre informar ao médico que tem aves em casa para que junto com os exames normais, inclua os específicos para doenças transmitidas por aves, ficar atento a sintomas como: Dor muscular, olhos irritados e com secreção, nariz com secreção,tose seca, dor de cabeça e muscular. Diante disso fica claro a importância de mantermos um ambiente limpo e higienizado.

COMO REALIZAR A LIMPEZA Para limpeza diária recomendamos o uso de detergente neutro e álcool a 70%, ele é mais forte do que o álcool comum encontrado em supermercado e elimina a maioria de fungos e bactérias. Evite usar substâncias ou desinfetantes comuns como água sanitária e outros, a maioria tem cheiro forte e ativos químicos irritativos aos sistema respiratório das aves.

Quinzenalmente orientamos a realizar uma limpeza geral com produto especifico para desinfecção, como por exemplo o Herbalvet ou LAVI-FEN, existe outros no mercado que também são seguros para usar no ambiente de aves. Além de ser seguro para ambiente com aves devemos considerar que ele realmente elimina bactérias e fungos  do ambiente, reduzindo muito as chances de contaminação. Sobre o HERBALVET  e LAVI-FEN.

São indicados na desinfecção e desodorização de ambientes em geral, clínicas e hospitais veterinários, canis, gatis, etc; e ainda em mesas de atendimento e cirurgias, instrumentais cirúrgicos, lâminas de tosa, aventais e outros materiais. Possui ação bactericida, fungicida e viricida, não é corrosivo, não mancha tecidos e é altamente seguro.   . A embalagem é de 1 litro e como tem que ser diluído vai durar muito mesmo. Adquira estes e outros produtos com desconto no site www.horizontepetstore.com.br  utilizando o cupom HPS-DIARIOPAPAGAIO#5 direto no caixa.

HIGIENE DIÁRIA Use uma esponja só para limpeza do viveiro e outra para comedouros e bebedouros.

– Limpar os poleiros, brinquedos com uma esponja úmida quase seca, para retirar resto de comidas ou fezes;

-Usar o álcool 70% nos objetos e bandeja do fundo da gaiola;

– Trocar os papeis do fundo da gaiola, lavar comedouros e bebedouros. (A água deve ser trocada sempre que estiver suja).

– Uma boa opção é papel toalha ou nas gaiolas maiores os rolos de papel para maca ou papel para embalagem estilo kraft.

LIMPEZA QUINZENAL OU MENSAL

  1.  Retire a ave da gaiola e a deixe em local seguro;
  2. Retire tudo da gaiola (comedouros, bebedouros, bandejas, poleiros e brinquedos);
  3. Lave os comedouros e bebedouros e esterilize com água fervendo;
  4. Lave as bandejas e brinquedos com detergente neutro e esponja e deixe secar;
  5. Lave os poleiros em água corrente com detergente neutro, aplique vinagre e deixe secar ao sol; Com a esponja e o detergente lave toda gaiola e deixe secar;
  6. Tudo seco, hora de usar um higienizador, indicamos  LAVI-FEN ou HERBALVET, deve-se fazer a diluição conforme indica o fabricante, ideal colocar naquelas bombinhas de água que se usa em salão e aplicar em toda a gaiola e deixar secar por um tempo. Aguarde umas horas para passar o efeito do cheiro e produto para montar tudo e colocar a ave de volta.

P.S – Não utilizar o LAVI-FEN ou Herbalvet nos comedouros, bebedouros e poleiros. A saúde da sua ave está diretamente ligada primeiramente as condições de higiene, alguns minutos que você para diariamente para a limpeza é a garantia de saúde e vida longa. Economia de remédios e sofrimento com doenças. Vamos tornar a limpeza diária do ambiente das aves uma rotina.

Fundadora do Diário

error: Conteúdo protegido