Saúde

Minha Ave está gripada? My bird has the flu?

30 de novembro de 2016

Publicado por:

Minha Ave está gripada? My bird has the flu?

Disputando o pódio com problemas decorrentes de má alimentação, os problemas respiratórios em aves são bem comuns. Seja de natureza viral, bacteriana ou alérgica, qualquer problema respiratório é preocupante e deve ser pesquisado por uma médico veterinário especialista em aves. Quadros simples, quando não tratados a tempo e corretamente, podem evoluir para bronquites, pneumonias e outras infecções do trato áereo.

ATENÇÃO AOS SINAIS
1. Comida colada no nariz;
2. Respiração audível;
3. Nariz escorrendo;
4. Espirros frequentes;
5. Olhos molhados;
6. Penas grudadas ao redor das narinas.

POSSÍVEIS CAUSAS

Importante frisar que em qualquer dos casos, primeiro se deverá tratar a crise com um médico, depois combater os fatores desencadeadores.

1. Alergias – Por historicamente serem propensas a problemas no trato respiratório, em residencias que pssuem aves, deve-se evitar produtos e hábitos que comumente são causadores de alergias , desse modo evitar: Fumantes no ambiente; materiais de limpeza com odor ativo.  Como elas tem por hábito roer ou ficar em cima brincando, ideal excluir óleos, cremes como lustra móveis e óleos desinfetantes ; Incensos; usar perfumes fortes pessoais ou no ambiente.
2. Viral ou Bacteriano – Evite contato com aves doentes,  evite adquirir aves em lugares de origem duvidosa e a superlotação de aves no mesmo viveiro. Caso apresente sintomas separe dos demais.
3. Deficiência de Vitamina – Uma alimentação pobre em alimentos ricos em beta caroteno, precursor da vitamina A, pode ocasionar em deficiência no revestimento epitelial do trato respiratório, desse modo deixando a ave suscetível. Devemos garantir porções diárias de frutas e legumes amarelos, laranjas ou vermelhos, e também as folhas escuras.Se a ave vive em constante crise, é válido identificar os níveis de vitamina A no organismo. Atenção, não fornecer complementação de vitamina A ou beta caroteno,sem orientação médica, o excesso dela pode é tão prejudicial como a falta.
4. Ambiente inadequado – O ambiente é um aspecto muito importante quando se trata de saúde. Um ambiente escuro, pouco arejado, com excesso de umidade ou seco demais pode desencadear diversos problemas respiratórios.
5. Sedentarismo – Exercício físico é condição essencial para qualquer ser vivo, percebe-se uma melhor qualidade de saúde e resistência em aves que tem oportunidade de voar, em detrimento de aves que ficam constantemente presas, ou limitadas em gaiolas, ou poleiros. O movimento das asas, promove maior tonificação e oxigenação do corpo. Se por questões de segurança sua ave tem  asas aparadas, tente ao menos promover exercícios com brinquedos, exercícios fora da gaiola.

A chave para uma boa saúde é um conjunto de ações que compõem o quadro que chamamos “qualidade de vida”. Neste pacote proporcionar exercício, luz solar direta, ambiente limpo e arejado são fundamentais. Em um país continental como nosso, é comum regiões com calor excessivo e outros frio e seco.

Nas temperaturas quentes – É comum que os tutores pensem logo em recorrer ao uso do ar condicionado. O mesmo é inadequado para ser utilizado em ambientes com aves, este tipo de aparelho retira a umidade do ar, ressecando as vias respiratórias, como consequência vem as doenças do trato respiratório e desidratação.

O excesso de umidade de alguns lugares por sua vez, provoca a proliferação de fungos e bactérias também nocivas. A maioria destas aves são de ambiente tropical,a temperatura média confortável para elas é na média de 24 graus centígrados. Para refrescar recomenda-se banhos com borrifador, longe das correntes de ar.

Nas Temperaturas frias e secas – Ocorre os mesmos problemas decorrentes do uso de ar condicionado, com o agravante de possibilidade de hipotermia. Nestes casos de acordo com o grau do frio, providenciar mantas para cobrir o viveiro, e se necessário aquecedores de ambiente. Comumente nos deparamos com pessoas utilizando lâmpadas que emitem luz para aquecer, não sendo aconselhado pela maioria dos especialistas já que interfere no Fotoperíodo, necessário para o bom funcionamento do organismo, a divisão correta do período diurno e noturno interfere em vários processos fisiológicos.  A Lâmpada adequada nestes casos são as de cerâmica que não emitem luz.

Importante: A nebulização em aves feita de forma inadequada, sem orientação de um especialista, mesmo que seja só com soro pode levar ao quadro de baixa de temperatura da ave devido a peculiaridade de seu organismo que se comporta muito diferente de um mamífero.

https://www.facebook.com/diariodeumpapagaio/

 

Fundadora do Diário

error: Conteúdo protegido