Saúde

Papagaio, doenças incuráveis, transmissão e cuidados

3 de março de 2019

Publicado por:

Papagaio, doenças incuráveis, transmissão e cuidados

É fundamental que o proprietário conheça as principais doenças que acometem os psitacídeos como calopsitas, papagaios, araras, cacatuas, periquitos, algumas são graves e incuráveis, outras transmissíveis aos humanos ou outros animais.
Ao trazer uma ave nova para casa, sem os devidos cuidados e prevenção você pode estar colocando a vida de outros animais em risco como também de seus familiares.
No vídeo batemos um longo papo sobre esse tema e vários outros que envolvem a clinica de aves, para nós foi uma honra já que o Médico Veterinário André Grespan foi o primeiro médico a abrir uma clinica totalmente voltada para animais silvestres e exóticos na cidade de são paulo e na America latina. Ele é também pesquisador, se dedica já a uma década na busca da cura para o bornavírus uma doença incurável e é o único que tem um tratamento em fase experimental no combate a essa doença, com vários casos de sucesso já com aves caminhando para 10 anos de vida pós tratamento, lembrando que é uma doença agressiva e que leva a óbito muitas aves, ele também é um dos autores do livro de Medicina Veterinária Tratado de Animais Selvagens tendo escrito o capitulo sobre papagaios.
Entre as principais doenças dos papagaios e psitacídeos em geral podemos citar o Poliomavírus, circovírus (doença de bico e pena), doença de pacheco, micoplasmoses, bornavírus (dilatação do proventrículo) entre outras.

Entrevista realizada em junho/17 na clínica Wildvet com o M.V Andre Grespan
Wildvet Clínica
R. Professor Vahia de Abreu, 514B
Vila Olímpia / São Paulo
+55 (11) 3045-0045
wildvet.veterinaria@gmail.com

Fundadora do Diário

error: Conteúdo protegido