Papagaio Não Pode Comer Abacate
O abacate hoje é reconhecido como uma super fruta, muito rica e recomendada para ser consumida pelos humanos diariamente, mas quando falamos dos animais o cenário é completamente diferente, aqui vamos nos concentrar nas aves.
O abacate contém uma toxina chamada Persina, ela afeta de formas diferentes as aves, algumas espécies se mostrando mais sensíveis que outras. Foi comprovado que o papagaio do congo é muito sensível a persina, indo a óbito ao ingerir quantidades muito pequenas.
Existe variações nas quantidades de persina entre as espécies de abacate.
As partes do abacate (polpa, casca, caroço) não podem ser consumidas, tendo concentrações diferentes de persina em suas partes, assim como nenhuma parte do abacateiro é seguro para as aves, isso inclui galhos, caule, folhas (estas são bem tóxicas) e mantém a toxicidade mesmo depois de secas, dito isto, não se pode usar partes do abacateiro para confecção de poleiro para ave.
Como as folhas são a parte mais tóxica não se deve ter abacateiro no terreno próximo ao viveiro, afinal pela ação do vento as folhas podem cair e acabar indo parar no viveiro e ao acesso da ave.
Atenção – A carne do abacate (polpa) não contém persina, porém, ocorre de algumas vezes ocorrer contaminação da polpa por algum veio da pele ou casca, por precaução o mais seguro é não fornecer.
Outro fator importante sobre o abacate é que é gorduroso o que também pode levar a um quadro de pancreatite.
Os sintomas de intoxicação ocorrem por volta de 12 horas após a ingestão e dependendo do caso a morte pode ocorrer por volta de 24 a 48 horas.
Estudos realizados na Universidade de Illinois mostrou que periquitos alimentados com 1g de abacate desenvolveram agitação, irritação e arrancamento de penas, e na dosagem de 8,7 g de purê de abacate resultaram em morte em 48 horas.
Sintomas
-Dificuldade de se empoleirar
-Deficiência respiratória
-Fraqueza
-Vômito
-Apatia
– Diarreia
– Vibração da cauda
-Anorexia
-Edema subcutâneo do pescoço e regiões peitorais
– Irritação gastrointestinal
A intoxicação pode levar a:
-Insuficiência hepática
-Falência Renal
-Acúmulo de líquido ao redor do coração e pulmões
-Ataque Cardíaco
Você também vai encontrar relatos de avistamento de papagaios se alimentando de abacates, assim como vai encontrar casos de papagaios que ingeriram, mas não tiveram reação ao abacate, como relatado anteriormente existe espécies de abacate com mais ou menos persina, devemos considerar também o metabolismo da ave, assim como é sabido que a taxa de persina diminui de acordo com a maturidade da fruta, além disso existe diferença entre as espécies de aves quanto a resistência a essa substância. Como não temos total controle nem segurança quanto a espécie ofertada no mercado, sensibilidade da ave, metabolismo, posologia e etc, o mais seguro é não permitir o acesso da ave ao abacate ou qualquer parte do abacateiro e caso ocorra e apresente qualquer dos sinais clínicos relatados procurar um médico veterinário com urgência.