Comportamento

Pronúncia na fala do papagaio

14 de abril de 2016

Publicado por:

Pronúncia na fala do papagaio

Este é o quinto post de uma série de 6 que tem como tema central a questão da fala dos papagaios, a série não tem caráter de estudo e sim, dicas simples que podem facilitar a seu papagaio falar caso ele queira. Veja as outras matérias através dos links:

Quero um Papagaio,mas quero um que Fale!

A Linguagem dos Papagaios

Estabeleça o Rapport com o Seu Papagaio

Reforço Positivo no Processo de Fala

A capacidade de fala dos psitacídeos, em especial dos papagaios fizeram desta espécie alvo do desejo de muitos. Infelizmente, nem todos por amor a ave, e sim por uma vaidade ou diversão própria de ter uma ave que repetisse as frases ensinadas.

Esta ânsia que eles falem logo, ou antes mesmo de ter vem sempre com a pergunta do comprador: Ele fala? ao adquirir, vem sempre a urgência que ele fale logo as primeiras palavras, sendo comum pessoas deixarem rádio ou tv ligadas direto afim que a ave aprenda mais rápido. Este costume popular pode levar a dois cenários, stress da ave por excesso de barulho e nem sempre ele está disposto a ouvir música, muitas pessoas extrapolam o tempo deixando por horas ou turnos inteiros o som ligado, o segundo aspecto é que o excesso de palavras pode confundir mais que ajudar.

Normalmente, como ocorre com os bebês humanos, o processo de vocalização é gradual, iniciando com a observação da ave, e depois as primeiras tentativas de emissão de som. Pontos importantes:

  1. Observe as emissões de sons dele principalmente quando escuta alguma música ou você falando com ele, vai perceber que muitas vezes ele para e se concentra como que tentando aprender ou entender, chamo essa fase de memorização, muitas vezes repetem palavras escutadas a muito tempo.
  2.  Quando chegam ao estágio de tentar falar começam as vocalizações, muitas vezes vem embolada, ou no meio de resmungos ininteligíveis, esta é o que chamo de fase de treino, ele emite, escuta, e tenta reproduzir tanto a palavra como a entonação usada por quem falou.
  3.  No inicio a pronúncia pausada e clara vai facilitar muito que ele entenda e tente reproduzir.
  4.  Inicie sempre por palavras curtas, fáceis e com vocalização aberta, pode usar também para que ele associe a situações ou pessoas, palavras como: casa, água, café (para refeição da manhã), olá, xau.
  5. Só inicie as frases após ele já estar conseguindo falar claramente palavras. Veja o vídeo com a primeira vez que azeitona falou, tivemos a sorte de estar gravando na hora, o filme mostra claramente como ocorre este processo.

Fundadora do Diário

error: Conteúdo protegido