Comportamento

Quando o amor é perigoso!

23 de maio de 2016

Publicado por:

Quando o amor é perigoso!

É muito comum encontrar tutores de aves orgulhosos pela demonstração de amor de seu psitacídeo, quando o limite entre amor tutor e ave é quebrado e dá lugar ao amor de parceiro sexual, chamado de acasalamento por ligação, as coisas podem ficar bem complicadas, tendo como consequência problemas psicológicos ou físicos para seu papagaio e diversos transtornos para a família humano, não é raro se desfazerem do papagaio por não entender seu comportamento mais agressivo. É importante reforçar que o acasalamento é uma necessidade física, saudável entre membros da mesma espécie, estimular isso no papagaio pode como consequência , pela não consumação do acasalamento (ele não entende porque você não pode acasalar com ele), resultar em frustração e níveis perigosos de agressividade, excesso de gritos e vocalizações. Quando esse processo se inicia as aves costumam dar sinais, comumente é confundido como sinais de afeto, é normal acharmos bonitinho. É hora de prestar atenção quando:

  1. Nos bicam com agressividade quando outra pessoa se aproxima (Momento de alerta, ciúme é normal o excesso de agressividade deve ser observado);
  2. Regurgitar é um sinal clássico de comportamento de reprodução – eles regurgitam para alimentar os filhotes. Quando isso ocorre com um papagaio pet  para um ser humano ,significa que ele tem interesse de amor. Pode ocorrer por uma pessoa, um brinquedo, ou muito comum por espelho (muitos profissionais não indicam o uso do espelho em viveiros, as aves não conseguem distinguir entre uma imagem e um pássaro real, desse modo chegam a adotar a imagem como parceiro sexual), bom e saudável é ter um amor de verdade, da mesma espécie que ele possa acasalar.
  3. Gritos e vocalizações fora do normal (pode ser por este e por diversos motivos, indicado procurar entender o que está acontecendo);
  4. Ouvimos também muitos relatos de agressividade com a pessoa “amada”, verdadeiros ataques, fruta do alto grau de frustração pelo acasalamento não consumado.

Saber lidar com essa situação é importante, já que não devemos nem estimular, nem por outro lado punir, afinal, normalmente somos nós que mandamos a mensagem errada para ave, fazendo-a entender que queremos um relacionamento romântico com elas. Primeiramente devemos desestimular este comportamento mostrando que não é adequado, de maneira gentil e firme, por exemplo, sempre que regurgitar, ou começar a querer regurgitar se afaste deixando-o quieto. É importante lembrar para não acariciar o corpo dele nos locais que estimulam o comportamento de acasalamento(nas costas entre as escapulas, rabo, cloaca, abaixo das asas). Se perceber que está agressivo coloque-o na gaiola e saia, depois de um tempo volte, pode ser preciso repetir isso várias vezes, ele vai acabar entendendo que esta tendo um comportamento inadequado. Em contrapartida estimular comportamentos adequados é um meio para estimular um relacionamento saudável com sua ave. Atividades juntos como brincadeiras, momentos de treinamentos, música e passeios, levam a construção de uma relação baseada no respeito e companheirismo que os grandes amigos tem. Vejam o vídeo.

“Manejo Adequado de Pássaros Tradução do texto de Jacqueline Johnson – Best Friends Animal Society A anatomia dos pássaros não é como a anatomia dos mamíferos. Eles não têm órgãos genitais externos, de modo que eles dependem de outros meios para indicar aos outros que eles gostariam de se reproduzir. A forma de fazer isso é tocando em lugares especiais, como a cauda, para baixo nas costas e nas asas. Os ovários e testículos dos pássaros estão localizados na parte superior das costas, exatamente entre as suas escápulas. Se você acariciar um pássaro nas costas, você está estimulando hormonais. Sob as asas é outra zona de “não”. Realmente, os únicos lugares seguros para tocar o seu pássaro de modo que você não lhes dê ideias erradas sobre suas intenções, é a partir dos ombros para cima e os pés. Sendo consciente e manipulando seu pássaro de forma adequada, você pode evitar alguns problemas comuns entre pássaros e humanos, como o “acasalamento de ligação”. Se seu pássaro vê-lo como um companheiro, eles serão agressivos para todos as outras pessoas na casa. Ou eles vão ficar com raiva e começar a bicar porque você não está se comportando como um companheiro deveria. A relação respeitosa deve ser o objetivo.”

Finalmente,  precisamos frisar um ponto que sempre gera dúvida, a primeira vez que postamos sobre esse assunto, muita gente se manifestou  porque entendeu que não podia tocar mais na ave, que acabou carinho, amor e cumplicidade, não é bem assim, existe uma diferença clara entre ” tocar uma ave”, dar beijo nela e “acariciar uma ave”.  Se olharmos o vídeo é perceptível que a dona faz carícias, principalmente em locais mais sensíveis como as costas (onde fica os órgãos sexuais e a cloaca), você pode tocar, pegar, abraçar, o que dá ideia errada e pode estimular sexualmente são as carícias. Para quem ainda não comprou, ou já tem, basta saber manipular corretamente e vai ter sempre um bom pet, para quem tem a ave e está passando por este problema, não se desespere, procure um especialista em comportamento animal, existe bons profissionais experientes em psitacídeos que ele te ajuda a corrigir o problema.

 

Fundadora do Diário

error: Conteúdo protegido