Alimentação

Ração de Aves Livre de Transgênicos

24 de setembro de 2019

Publicado por:

Ração de Aves Livre de Transgênicos

Antes de entrar na análise dos produtos livre de transgênicos para aves, vamos entender primeiro o que é um alimento transgênico.

Transgênicos são classificados assim, os organismos que receberam material que não pertenciam ao seu genoma, ou seja, eles foram geneticamente modificados. O genoma dos organismos transgênicos contém pequenas partes do genoma de bactérias, vírus ou outros organismos em seu DNA. Então eles passam a ter, entre elas resistência inseticidas, herbicidas, a produção de toxinas contra pragas das culturas agrícolas, adquirem tamanho e a planta produz mais, qualidade nutritiva ou produção de substâncias medicinais.

Para quem produz é realmente muito bom, um produto maior, mais resistente, em maior quantidade, tudo isso me remete a lucro, mas a que preço?

O assunto é bem controverso, defendidos por uns, combatidos por outros, no tocante aos alimentos a polêmica é expressiva, os alimentos trans, vieram como a grande promessa do fim da fome no mundo, o que não ocorreu, paralelo a isso o aumento de doenças como câncer, depressão, alergia e aumento do número de indivíduos com resistência a antibióticos estão associados ao maior consumo destes alimentos, e não é fácil ficar livre deles, como garantir por exemplo que a carne que consumimos esta livre se os animais são alimentados com transgênicos. Outro aspecto importante é que ao mudar a estrutura genética de um alimento estamos perdendo ou levando a extinção espécies naturais pela falta de seu cultivo, espécies resistentes a pragas podem levar a eliminação em escala de insetos, então podemos perceber que a questão causa um desequilíbrio em toda cadeia natural de vida.

De minha parte, prefiro evitar os transgênicos, não tenho segurança em até onde o homem pode brincar de Deus,  a ciência sobre isso ainda é muito nova, e longe de teorias das conspirações, mas sabemos que existe uma indústria muito forte, que movimenta bilhões e que infelizmente o capital ainda prevalece frente a vida, o que eu puder consumir livre de transgênicos  e orgânicos é melhor, além de valorizar a questão do bem estar animal.

Quase a totalidade das rações produzidas no Brasil possuem em sua composição milho, mais de 80% do milho produzido em nosso país é transgênico, com a consciência ambiental aumentando, e a preocupação com a qualidade alimentar cada vez mais presente no processo de escolha do que colocar a mesa, cada vez mais tutores buscam uma alimentação mais natural e saudável para seus pets, muitos inclusive optam por alimentação natural a base de verduras, frutas e grãos para suas aves, nesse ponto enfrenta-se os obstáculos de tempo para preparo e constante troca já que azeda e perece rápido e o maior desafio, como equilibrar a quantidade e variedade de forma a fornecer na quantidade certa todos os nutrientes que a ave precisa? Além disso, na alimentação natural iremos esbarrar com aves complicadas e seletivas para comer que acabam sofrendo de algum tipo de deficiência por baixa ou falta de nutrientes.

Em busca dos produtos disponíveis no mercado analisamos as duas marcas premium com propostas de uma alimentação livre de transgênico e proteína animal que é a ração extrusada integral da Megazoo e a ração Veggie da Nutropica.

Fundadora do Diário

error: Conteúdo protegido