Saúde

Stress nos Psitacídeos

17 de junho de 2016

Publicado por:

Stress nos Psitacídeos

O stress é um problema grave e infelizmente comum nas aves silvestres criadas em ambiente doméstico.

“Stress é o estado gerado pela percepção de estímulos que provocam excitação emocional e, ao perturbarem a homeostasia, levam o organismo a disparar um processo de adaptação caracterizado pelo aumento da secreção de adrenalina, com várias consequências sistêmicas.” (dicionário on line).”  

Proporcionar um ambiente rico e interessante para as aves em um lar humano é o maior desafio que se tem quando se decide criar uma ave, principalmente quando falamos de psitacídeos. Sua característica curiosa, ativa, inteligente e muito social o torna candidato a ambientes com desafios, movimentos e constantes novidades, como de fato é na natureza, sobreviver as intempéries, escassez de alimento e predadores tornam cada dia diferente e a rotina é longe de ser uma realidade para eles, bem diferente da realidade do ambiente domestico com água e comida na hora, normalmente os dias se parecem e os brinquedos, quando tem, são os mesmos por meses.

Outra característica importante das aves são sua grande sensibilidade, o que para o humano é apenas uma mudança de lugar, ou cor da parede, ou a retirada do vaso que estava lá desde que a ave chegou, para a ave é quase a total desestruturação do seu mundo. Qualquer intervenção afeta diretamente as aves, por menor e mais boba que possa parecer. Fatores que podem gerar stress:

Rotina

Ociosidade

Sujeira

Doença

Barulho excessivo

Barulho prolongado

Gritos, brigas e desarmonia no ambiente

Mudanças (móveis, cor da parede, objetos, local do viveiro, etc)

Dor

Chegada de um novo membro no bando (humano ou animal)

Separação

Solidão

Isto exige do dono muita sensibilidade e observação, nem sempre é fácil identificar a causa, muitas vezes olhamos com nosso olho humano e acreditamos estar tudo normal. Como resultado do stress eles podem apresentar : arrancamento de penas, agressividade, arrancamento de penas de outro membro do bando, inapetência,emagrecimento, gritaria excessiva, recolhimento, tentativas de fugas se debatendo tentando arrebentar as grades, abandono do ninho ou assassinato dos filhotes.

É importante frisar que o arrancamento de penas não é sintoma exclusivo de stress, causas físicas também podem desencadear a automutilação:

Fungos, alergias, giárdia, gordura nas penas (acontece muito em ave criada em cozinha), doença de bico e penas, enfim, deve-se primeiro buscar causas físicas, o ideal é procurar o medico veterinário e fazer uma bateria de exames, descartado as causas físicas se parte para analisar as causas ambientais que resultou no quadro de stress.

Dentre os problemas decorridos do Stress, a automutilação é bem comum principalmente em aves, segundo a (www.anclivepa-sp.org.br) este fenômeno se dá pelo comportamento de arrancar as penas com o bico e evoluindo para o arrancamento de pedaços de pele e até musculatura.

Um fator importante nesse aspecto é tratar no início, pois algumas aves iniciam o processo de arrancamento por doença e acabam por continuar como hábito, daí a necessidade de uma intervenção rápida.

Não é difícil distinguir a muda natural do arrancamento de penas, a natural ocorre ao longo do corpo da ave, as penas velhas vão ficando enfraquecidas, caem e dão lugar as novas. No caso do arrancamento de penas eles costumam atacar os locais que a ave tem acesso com o bico como asas, abdômen, tórax, dorso, nos locais que ela não alcança com o bico como pescoço e a cabeça ficam intactos, salvo as situações que outras aves estejam arrancando. Veja a foto:  ]

Foto retirada da net

O melhor caminho ainda é a prevenção, já que lidar com problemas psicológicos é muito mais complicado, desse modo, garantir qualidade de vida, é a melhor maneira de prevenção, nesse pontos podemos sugerir:

Atividades entre as aves e os donos;

Alimentação correta;

Água sempre fresca e limpa;

Local amplo possibilitando a ave deslocamento e voo;

Rodízio de Brinquedos, trazendo novidades e desafios, sabemos que alguns brinquedos são importantes para a ave, nestes melhor respeitar e deixar lá, tentar mudar outras coisas.

Luminosidade e temperatura adequadas, claridade demais, calor em excesso ou frio demasiado podem exigir da ave levando a mesma a quadros de irritabilidade e stress.

Respeitar os horários de sono

Para Ilustrar vamos pegar alguns exemplos de coisas que causaram stress mas que por vezes não nos atentamos: Carlota (Cacatua Alba) da  Equipe Juntos e Misturados Amigos de Penas Foi alterado o local dos móveis na sala, isto foi o suficiente para Carlota iniciar um quadro de stress e automutilação, tudo porque ela tinha um cantinho preferido na sala que na mudança ficou sem, bastou voltar tudo ao que era antes e ela apresentar melhora.

Aqui os proprietário foram extremamente rápidos, assim que perceberam as falhas na plumagem e a diferença no comportamento, ela ficou mais quieta e retraída, iniciaram logo os exames afim de normalizar o quadro. Outros relatos médicos:

-Um cliente trocou o sofá que estava com um buraco, comprou um novo, a ave quase ficou pelada, até que ele decidiu fazer um buraco no sofá novo e tudo se resolveu.

A Ave estava muito estressada, passou  por todos os exames e nada foi encontrado, até que se contratou um especialista em comportamento animal, ao visitar a família, fazer entrevistas e analisar o local, alguém comentou da pintura na parede, ao voltar a cor antiga a ave apresentou melhora.

Colaboração – Equipe Juntos e Misturados Amigos de Penas (https://www.facebook.com/Juntos-e-Misturados-Amigos-De-Penas-1579177825688730/?fref=ts)

Fundadora do Diário

error: Conteúdo protegido