Comportamento

A Linguagem dos Papagaios

7 de março de 2016

Publicado por:

A Linguagem dos Papagaios

Se não viu o inicio desta série e quer pegar o fio da meada, leia primeiro o post: através do link:

Quero um Papagaio,mas quero um que Fale!

Sobre a linguagem dos Papagaios Comumente associamos linguagem a palavras ou oralidade, porém, tanto humanos como animais utilizam diversas formas de linguagem para se comunicar, seja por comportamentos, ações, olhares, nos comunicamos mandando mensagens o tempo todo, nas aves é possível ler a mensagem através da posição da crista, cauda, abrir de asas, gritos, quem tem por hábito observar sua ave vai com o tempo entender o que tentam nos dizer.

Em ambiente natural, usam de linguagem característica para se comunicar com o bando, inclusive estudos apontam que chegam a dar nomes aos filhos, desse modo através de vocalização específica conseguem enviar e receber mensagem para determinado indivíduo do bando. Outro mito muito difundido e de tanto ser repetido virou verdade para muitos, é a história que a ave canta de tristeza. Quem de fato convive com estas espécies, sabe e presencia que tanto a vocalização de canto, como outras vocalizações como palavras e reprodução de sons, são características de aves que estão em bom estado de saúde física e mental. Aves tristes e doentes se calam, se amuam e se recolhem na sua dor.

Bem, Já sabemos que eles se comunicam de diversas formas, atualmente os cientistas já reconhecem que os papagaios tem inteligência comparada a dos chimpanzés e golfinhos, outro ponto importante é compreender que a forma de aprendizado dos papagaios é muito comum com a dos seres humanos, eles também aprendem através da imitação, ou seja, como nós, os papagaios observam os outros membros do grupo e imitam, sons e comportamentos.Também como os humanos, se ensinados eles compreendem as palavras, conceitos, ou seja, conseguem adequar palavras as situações e necessidades de comunicação. Voltaremos a tratar de forma mais aprofundada sobre este tema, o campo da linguagem e comunicação desta espécie é extenso e tem muito a ser estudado. Falaremos no próximo tema sobre o Rapport tão importante para esta comunicação com seu papagaio.

Fundadora do Diário

error: Conteúdo protegido