Espécies

Ararajuba é uma Ave pra você?

23 de fevereiro de 2016

author:

Ararajuba é uma Ave pra você?

A Ararajuba (Guaruba guarouba) é sem dúvida um dos animais mais procurados como ave de estimação Pet, devido as suas cores deslumbrantes e seu comportamento dócil. Entretanto antes de escolher uma Ararajuba como ave de estimação devemos conhecer um pouco mais sobre a espécie. Encontrada exclusivamente no Brasil, do oeste do Maranhão a sudeste do Amazonas, atualmente existem diversos Criadores comerciais autorizados pelo Ibama que desenvolveram a técnica e são capazes de realizar a reprodução, dos quais se pode adquirir esse animal.

Possuem como cor predominante o amarelo e as pontas das asas verdes, nos filhotes as penas amarelas são manchadas de verde e na primeira muda que ocorre ate 18 meses as penas trocam para amarelo podendo ficar algumas manchadas, mede cerca de 34cm, pesa de 200 a 320 gramas e não apresentam dimorfismo sexual sendo o macho idêntico a fêmea, para diferenciar é necessário realizar a sexagem por Dna .

A Ararajuba em natureza é um animal com grande relação social com os integrantes do bando, o qual varia de 4 a 12 animais, elas são muito ativas e até auxiliam na criação dos filhotes de outros casais como observado pelo professor Fábio segue o link do estudo Comportamento reprodutivo e hábitos da ararajuba, Guarouba guarouba, no município de Tailândia, Pará Quando criadas como animal de estimação permitem o manejo de vir ao colo, gostam de permanecer com o proprietário, são brincalhonas e curiosas, não são agressivas e aceitam varias pessoas da família. Referente a sons eles possuem vocalização média, e pode se tornar alta no caso de animais deixados sozinhos, são capazes de reproduzir sons e assobios e também palavras porem em menos quantidade que um papagaio por exemplo.

Não é indicada para pessoas que trabalham durante o dia todo ou que viajam muito, pois necessitam de muita atenção e a separação diariamente do proprietário pode gerar um grande desconforto o qual pode levar ao animal começar o arrancamento de pena. O arrancamento de pena possui causas multifatoriais, porem em Ararajubas ele se mostra muito presente, e sugere-se que seja devido a essa necessidade de um organização social complexa com vários indivíduos, a qual é observada em natureza. Indica-se que a pessoa tenha mais de uma Ararajuba, elas se sentem muito confortáveis com outros da mesma espécie porem mesmo assim o arranchamento pode ocorrer.

Para ter uma ararajuba você precisa de um viveiro grande ou recinto, de preferência tela nas janelas para que ela possa brincar solta sempre sob supervisão, a alimentação deve ser balanceada entre ração extrusada, frutas e verduras. Ideal fornecer brinquedos diversos os quais devem ser trocados semanalmente, deve-se procurar um veterinário especializado em animais silvestres para a consulta anual, e muito tempo para se dedicar a sua Ararajuba. Literaturas recomendadas: The Conure Handbook, Terra papagalli, Tratado de Animais Selvagens, The secret life of Golden Conures www.ib.usp.br ib.usp.br

Texto: Dra Elisa Tiberio para Diário de Um Papagaio – Médica Veterinária especialista em Silvestres e Exóticos – Contato através do site: www.ararajuba.com.br  

error: Conteúdo protegido